Quase 11 mil vão eleger o novo reitor e vice da UFGD
26/03/2015 10h36
Quase 11 mil eleitores, entre professores, técnicos administrativos e acadêmicos, com o mesmo peso para cada categoria, pelo sistema de voto paritário, vão às urnas nesta quinta-feira (26) para escolher o novo reitor e o vice-reitor da UFGD. O processo consiste em votação nos nomes homologados pela CCP (Comissão de Consulta Prévia) que depois serão submetidos à apreciação do MEC (Ministério da Educação), em lista tríplice para ser confirmada pela presidente Dilma Roussef.
Duas chapas disputam a sucessão do professor Damião Duque de Farias no comando da Universidade. O professor João Carlos e a professora Marlene Marchetti encabeçam a chapa “UFGD para tod@s” e a professora Liane Calarge lidera a chapa de oposição “UFGD Livre” com o professor Márcio Barros como candidato a vice-reitor.
Ao longo desse processo, três debates foram realizados, com o objetivo principal de apresentar à comunidade acadêmica as propostas das duas chapas concorrentes ao pleito. Os temas debatidos foram: a Função Social da Universidade, a Gestão Administrativa e Financeira e a Gestão Acadêmico-Científica. A Consulta Prévia à comunidade será feita das 7 às 22 horas e a apuração dos votos só vai começar a partir das 8 horas desta sexta-feira (27).
De acordo com o presidente da CCP, professor Paulo Cimó Queiroz, o colégio eleitoral está formado por 9.432 acadêmicos da graduação e pós-graduação, 940 técnicos administrativos e mais 500 professores. Pouco antes das 8 horas duas seções já haviam sido abertas e até 8h30 todas as 19 urnas deverão estar recebendo votos.
FONTE: DOURANEWS