Presidente Vargas abre 200 vagas para avanço escolar
10/03/2015 13h22
O Estado de Mato Grosso do Sul tem 22,5 mil alunos em atraso escolar. Eles deveriam estar no ensino médio, mas ainda estão matriculados no ensino fundamental. Os dados são de relatório da Secretaria Estadual de Educação que, para reverter a situação, está lançando o Programa Avanço do Jovem no Ensino e Aprendizagem de MS (AJA) em seis unidades escolares de MS. Uma delas é a Escola Presidente Vargas, de Dourados.
De acordo com o diretor, Ney Coinethe, são oferecidas 200 vagas para alunos de 15 a 17 anos que estão com idade e série atrasadas. Diferente das outras modalidades de ensino voltadas para o jovem, nesta o Estado vai disponibilizar equipe multidisciplinar como psicólogos e assistentes sociais para auxiliar nos trabalhos de ensino.
Segundo Coinethe, na maioria dos casos, o atraso ocorre em decorrência da evasão provocada por alunos que precisam trabalhar. “Embora haja expressiva redução dos indicadores de reprovação e abandono escolar, os jovens estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão”, destaca.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o final de março. Os alunos poderão realizar o módulo intermediário (6º e 7º série) e final (8º e 9º). Cada módulo tem duração de 1 ano. Ney afirma ainda que se houver demanda a escola poderá oferecer ainda o módulo inicial que é do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A proposta é garantir que os alunos em atraso cheguem até o ensino médio de uma metodologia específica voltada a efetiva aprendizagem.
As aulas acontecerão no período noturno e começaram ontem. De acordo com Ney, duas são as novidades deste programa. “O primeiro é que ele tem uma metodologia mais dinâmica e a segunda é que foi feita uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul que irá oferecer cursos profissionalizantes integrados ao projeto. Com isto, além de conseguir chegar ao ensino compatível com a sua idade, o aluno também sairá do programa já com uma profissão”, destaca.
InscriçãoPara realizar a inscrição o interessado deve comparecer até a escola munido dos seguintes documentos: cópia de certidão de nascimento, guia de transferência ou histórico escolar, cópia do Registro Geral (Identidade), cópia do CPF, cartão do Sistema único de Saúde (SUS), e duas fotos 3x4. Segundo Nei, depois de executado 25% do curso o aluno não pode mais ingressar no programa, portanto a inscrição o quanto antes é necessária.
Em númerosDo total de 22.594 estudantes em atraso escolar ao ensino médio, 96,8 estão matriculados no Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. São 10,5% no 6º ano, 17,6% no 7º ano, 27,1% 8º ano e 41,6% no 9º ano.
Dados do Programa apontam que, em 2008, a população de 15 a 17 anos era de 10.289.624 de jovens e destes, somente em torno de 50% frequentavam o Ensino Médio.
No entanto, parte deste segmento encontrava-se sem concluir o Ensino Fundamental (31%), ou fora da escola (16%), ou encaminhado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), sem o adequado preparo das redes de ensino no que diz respeito à infraestrutura, organização curricular e formação docente adequada.
Fonte: Jornal O PROGRESSO