Praça é uma conquista da juventude, diz Conselho

Ministro do Esporte, Orlando Silva, visitará em Dourados área onde obra será construída; investimentos chegam a quase R$ 2 milhões

A implantação de uma Praça da Juventude em Dourados, anunciada em dezembro do ano passado, será objeto de encaminhamentos do ministro do Esporte Orlando Silva durante sua visita a Dourados, no próximo dia 9 de maio. Para o Conselho Municipal da Juventude, essa é uma conquista que deve ser comemorada e servir de ponto de partida para outras lutas deste segmento da comunidade.

De acordo com Gleiber Nascimento, presidente do Conselho, a garantia desta praça para Dourados, inclusive com área já definida pelo Município, remete às articulações que vêm sendo feitas desde outubro de 2010 pela entidade, junto à Prefeitura de Dourados e ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que abraçou a causa e encaminhou o pedido no Ministério do Esporte, em Brasília.

Gleiber explica que poucos dias antes do prazo final concedido pelo Ministério do Esporte para que o Município preenchesse uma carta consulta para receber uma unidade desta praça, a entidade conseguiu que o deputado Geraldo Resende convencesse a Prefeitura a fazer esse cadastro até a data-limite, que era 29 de outubro do ano passado. “Nossa preocupação era a de que o período de transição administrativa em que a Prefeitura vivia na época pudesse prejudicar esse encaminhamento”, salienta o presidente do Conselho.

O compromisso de lutar pela implantação de uma Praça da Juventude em Dourados foi firmado pelo deputado Geraldo Resende em reunião com diversos membros do Conselho Municipal da Juventude, realizada em 18 de outubro de 2010.

Neste encontro, o deputado entregou cópias de documentos repassados ao então-prefeito interino, o juiz Eduardo Rocha e à então prefeita-interina Délia Razuk (PMDB), bem como ao secretário Municipal de Obras Antônio Nogueira, onde o parlamentar solicitou o preenchimento de Carta-Consulta visando cadastrar o Município de Dourados no PAC 2, no eixo Comunidade Cidadã, prevista no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Menos de dois meses depois dessa reunião, Dourados foi contemplada pela Portaria N. 484 do Ministério do Planejamento com a implantação da Praça da Juventude, com estrutura prevista de três mil metros quadrados de construção, à Rua Filomeno João Pires, no Parque das Nações I.

Conhecida como Praça do PAC, o espaço receberá investimentos federais da ordem de R$ 1,9 milhão e será construída no Modelo II, constando de cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, além de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

“A juventude douradense é carente de espaços para a prática de atividades esportivas, de lazer e culturais. Por isso só temos a comemorar essa conquista e a buscar um reconhecimento maior de nossa importância como segmento que pode influenciar nas decisões da comunidade”, comemora Gleiber Nascimento. “Tenho certeza que a partir de articulações como essa, Dourados vai incluir a juventude no processo de desenvolvimento”, conclui.


Perspectiva da Praça da Juventude que será construída em Dourados.
Playground no interior da futura Praça da Juventude que será construída em Dourados

Anterior
Anterior

Definida audiência pública sobre renais crônicos, na 5.ª

Próximo
Próximo

Geraldo visita obras em Ivinhema e em Glória de Dourados