Ponta Porã e Corumbá são habilitados para receber cursos de medicina
08/12/2017 00h49
O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (08), portaria informando quais municípios estão habilitados a ofertar cursos de medicina nos próximos anos. Ponta Porã e Corumbá foram as únicas cidades de Mato Grosso do Sul habilitados. Os cursos serão oferecidos em Instituições Privadas de Ensino Superior. O anúncio foi comemorado pelo deputado Geraldo Resende (PSDB), que havia solicitado a abertura de novas vagas para formação de médicos no Estado.
Ao todo foram 27 cidades habilitadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Em março do ano que vem as Instituições desses municípios deverão apresentar projetos para implantação do curso de medicina, respeitando os critérios de um chamamento público. Nesta primeira etapa de habilitação foram levados em consideração critérios técnicos como número de leitos hospitalares, equipamentos, equipe de atenção básica e oferta de serviço de urgência e emergência.
"Estou dialogando com o Governo Federal e apresentando a importância de se abrir novas vagas para o curso de medicina em Mato Grosso do Sul. Também defendia a capacidade de nossas instituições de ofertarem a formação de médicos em suas grades curriculares. Defendi a abertura de vagas em outros municípios também, como Dourados, mas o Ministério da Educação apresentou seus critérios para a habilitação. Ter esta formação em Ponta Porã e Corumbá é muito importante para o Estado e responde ao anseio por falta de médicos e ao sonho dos estudantes de se formarem em medicina", comemorou Resende.
A habilitação publicada nesta sexta-feira é referente a lei 12.871 do programa "Mais Médicos", que previa a abertura de novas vagas para o curso de medicina.