Reajuste de 7,7% é vitória de aposentados”, diz Geraldo
"Reajuste de 7,7% é vitória de aposentados”, diz Geraldo
Deputado critica, no entanto, veto à queda do fator previdenciário
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) parabenizou no plenário da Câmara Federal, na manhã de hoje (16) o presidente Lula pela sanção ao projeto que garante um reajuste de 7,7% para os aposentados, mas ressaltou que o veto à queda do fator previdenciário não atende ao clamor popular.
Geraldo acredita que os deputados federais tiveram importante papel neste embate político. “Nós, governistas, votamos contra a orientação do Governo e marcamos posição em defesa daqueles que construíram nosso País e merecem, no mínimo, reconhecimento”. O parlamentar acredita que tal aumento não recompõe as perdas salariais dos últimos anos, “porém os aposentados sabem agora que podem contar com seus representantes aqui em Brasília”, defendeu.
O fato que chamou mais a atenção no pronunciamento do Parlamentar foi a possibilidade de cortar a liberação de emendas de autoria dos deputados, como forma de remanejar recursos e cobrir gastos previdenciários. “Existe a ameaça de cortar gastos a começar pelos recursos destinados originalmente para obras e projetos defendidos pelos parlamentares”, afirmou Resende.
As emendas apresentadas na Câmara tem o objetivo de levar recursos federais a regiões distante dos centros decisórios do poder, e são indicadas pelos representantes dessas localidades, mas, “se este for o preço para ver reconhecido o direito dos aposentados, eu não serei resistência. Abro mão das minhas emendas em defesa dos direitos de milhões de trabalhadores brasileiros, que não podem ser punidos com a frieza dos condutores da equipe econômica”, finalizou.