Geraldo assume 4.º mandato propondo priorizar Região da Grande Dourados

02/02/2015 16h13

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) tomou posse domingo (1) como o único representante de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional com domicílio em Dourados. Defendendo a descentralização dos investimentos de recursos federais, com prioridade para os municípios do interior, Geraldo assumiu com a responsabilidade de representar a Região da Grande Dourados, que contempla 38 municípios e uma população de cerca de 800 mil habitantes.

Pregando maior proximidade entre o Poder Legislativo e a população, bem como a importância do cidadão também fazer a sua parte, Geraldo Resende pergunta: “Já tentou falar com a presidente da República, com o governador do Estado, ou marcar uma reunião com o prefeito? Mas tenho certeza que se você ligar em meu escritório conseguirá marcar uma audiência comigo. Isso porque cumpro meu papel de parlamentar, que é o de representante do cidadão, de fiscalizar o Poder Executivo, propor leis e capilarizar recursos federais para localidades específicas”.

Sobre recursos, o parlamentar defendeu investimentos em ações importantes para a região. As áreas de saúde pública, segurança, educação, logística e desenvolvimento são prioritárias na avaliação de Geraldo Resende, como também a maior participação política de Dourados nas decisões no Estado. “Neste novo momento, vou me esforçar ainda mais para que investimentos sejam realizados não apenas na capital, mas que se faça justiça à grandeza da maior cidade do interior do Estado e da região da qual ela é polo”, salienta. A saúde pública é o tema mais criticado segundo as pesquisas. Por isso, para essa área, Geraldo Resende defende a organização da assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul, principalmente sobre o papel dos hospitais regionais a serem construídos, bem como a qualidade da gestão. Para Dourados, Geraldo aponta a relevância da construção do hospital regional e sua transformação em Hospital-Escola para abrigar um futuro curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados). “Nos últimos anos o que vimos foram discursos vazios de outros agentes políticos que não se transformaram em ações. Agora, de maneira planejada, temos de responder a essas demandas represadas”, afirmou.

Outro destaque realizado pelo deputado foi referente a investimentos em segurança. Para tanto, Resende defendeu a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o SISFRON, que é o maior plano estratégico do Exército brasileiro da atualidade e tem Dourados como sede para o projeto piloto. O deputado também defendeu a implantação de mais um Batalhão da Polícia Militar, de delegacias civis, e de unidades da Delegacia da Mulher 24 Horas em Dourados e nas principais cidades da região.

Na educação, Geraldo lutará pela devolução da autonomia à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e a não transferência da sede da instituição para Campo Grande, além da implantação do curso de Medicina na UEMS/Dourados.

Como projetos estruturantes, Geraldo elenca a implantação de dois ramais ferroviários em discussão: a Estrada de Ferro EF 267, braço da Ferrovia Norte-Sul, que parte de Estrela D’Oeste (SP) e chega até Dourados passando por outras seis cidades sul-mato-gressenses; e a Estrada de Ferro EF 484, que ligará Maracaju a Lapa (PR) e ao Porto de Paranaguá, passando por Dourados. Nesse item, destaca-se como fator de desenvolvimento também a luta pela implantação do Porto Seco em Dourados e uma ZPE (Zona de Processamento de Importação) em Ponta Porã.

“A implantação dos dois ramais ferroviários deverá se dar conjuntamente com outras iniciativas para tornar a ferrovia ainda mais eficiente, entre elas: ampliação do aeroporto municipal de Dourados-MS, com a criação do sistema intermodal de cargas entre o aeroporto, a ferrovia, a rodovia e a hidrovia do Rio Paraná, para atender a Grande Dourados, o Cone-Sul e a Faixa de Fronteira”, finalizou Geraldo Resende


Geraldo assume com a responsabilidade de representar a Região da Grande Dourados, composta por 38 municípios

Anterior
Anterior

PMDB de Dourados vai estabelecer regras para escolha de candidato até junho

Próximo
Próximo

Na posse, Geraldo Resende defende aproximação do Legislativo com cidadão