Deputados articulam grupo para fortalecer a Região da Grande Dourados
19/02/2015 08h21
Os deputados Geraldo Resende (federal, do PMDB) e José Carlos Barbosa, o “Barbosinha” (estadual, do PSB) estão articulando um projeto político que visa aumentar a representatividade da Grande Dourados no cenário político estadual. A proposta é a formação de um grupo suprapartidário no qual lideranças de toda a região estejam inseridas, já formatando pré-candidaturas para as eleições de 2016 e 2018.
Barbosinha e Geraldo estiveram reunidos no último sábado (14) para discutir o início das articulações dessa proposta. Ambos avaliam que Dourados vem perdendo peso político e é preciso que as lideranças regionais reajam e não apenas assistam, de braços cruzados, às amarrações que vêm da capital.
Geraldo Resende, que também é presidente do Diretório Municipal do PMDB de Dourados lembra que nas últimas eleições a região não foi contemplada com a vaga de candidato a senador e nem com a de vice-governador nas chapas majoritárias. “Isto é muito ruim, porque ficamos de fora das principais decisões políticas estaduais”, avalia.
Na visão dos dois deputados, esse enfraquecimento compromete o desenvolvimento da Grande Dourados e essa situação somente será rompida se houver união de forças com a construção de projetos eleitorais fortes e viáveis para as eleições municipais do ano que vem e para o pleito estadual de 2018.
“Já passou a hora de a região ter mais deputados estaduais e federais, senador, vice-governador e presença forte no secretariado estadual”, destaca Geraldo. “Hoje, devido à falta de diálogo, as lideranças políticas de Dourados acabam fazendo lutas isoladas”, complementa José Carlos Barbosa. “É preciso mudar este cenário. A ideia é lutarmos para que nossa região tenha voz ativa junto ao governo estadual”.
Os parlamentares concluíram o encontro de sábado com a decisão de agregar forças políticas que tenham o mesmo pensamento. O primeiro passo, segundo eles, é promover conversações com lideranças políticas, empresariais e de outros segmentos, que tenham interesse em concorrer a uma vaga nas eleições de 2016 e 2018.
“Todos os que quiserem representar Dourados e região, assumindo o compromisso de deixar de lado questões particulares para lutar por um projeto que será construído coletivamente, são bem vindos”, conclui Geraldo. “Haverá espaço para todos, uma vez que os interesses da sociedade vão sobrepor-se aos projetos pessoais”, conclui Barbosinha.