Geraldo propõe voto aberto na convenção do PMDB
Geraldo propõe voto aberto na convenção do PMDB
O deputado federal Geraldo Resende vai propor ao Diretório Municipal do PMDB que a votação para a definição da candidatura própria do partido a prefeito de Dourados, seja pelo voto aberto. Segundo o parlamentar essa medida vai possibilitar que a população douradense conheça o posicionamento dos convencionais sobre o projeto do PMDB ter candidato próprio nas eleições deste ano.
De acordo com Geraldo Resende a convenção do PMDB que acontecerá no próximo dia 17 de junho poderá atender ao clamor da população brasileira, que cada vez mais questiona a votação secreta nos mais diversos colegiados, como nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Câmara Federal e Senado.
Para o deputado, com a votação aberta em sua convenção, o PMDB douradense dará mais uma demonstração de estar sintonizado com a democratização cobrada pelos brasileiros e, em especial, pelos douradenses. “Se os douradenses são contrários à candidatura única, nada mais justo do que deixar bem claro quem são os convencionais favoráveis a essa proposta”.
Segundo o assessor jurídico do PMDB regional, Diego André Nassif, a proposta de votação aberta tem amparo no estatuto do partido. A possibilidade está prevista no artigo 22, parágrafo terceiro, combinado com o artigo 25 do mesmo documento. “Inclusive, houve um precedente desta situação, há alguns anos, e o voto aberto foi a forma utilizada”.
Lideranças
Além da adoção do voto aberto, outra providência que vai confirmar, definitivamente, o projeto de candidatura própria do PMDB em Dourados será a presença, na convenção, das principais lideranças regionais do partido, avalia Geraldo Resende. “Teremos prestigiando essa grande festa democrática o governador André, o senador Waldemir Moka, o prefeito Nelsinho Trad, o presidente regional Esacheu Nascimento, nossos deputados estaduais e prefeitos de toda a região”, prevê o deputado.
O voto em aberto e a presença dessas lideranças, na opinião de Geraldo Resende, vão comprovar a unidade partidária e sepultar, de uma vez por todas, as especulações feitas pelos adversários do projeto de candidatura própria do PMDB. “Ficam plantando, diariamente, informações desencontradas para enfraquecer nosso projeto, mas tenho certeza de que o PMDB local e regional vai dar uma demonstração clara de que não haverá recuos nesse propósito”.
O parlamentar voltou a afirmar que o PMDB não vai se curvar a nenhum “processo golpista” tramado por aqueles que querem candidatura única em Dourados. “Pelo contrário, servir a esses propósitos seria trair a confiança do eleitorado douradense, que quer ter várias opções de voto nas eleições deste ano. Além disso, desde o ano passado nosso partido vem anunciando que terá candidato a prefeito”, conclui Geraldo Resende.