Geraldo defende revitalização programática do PMDB
Deputado prega partido reformista - legenda que nasceu da mobilização popular não pode abandonar bandeiras históricas
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) defendeu, durante Congresso Estadual do PMDB, a ‘revitalização’ e resgate das bandeiras históricas do partido, com afirmação de um programa capaz de assegurar o engajamento político e popular.
O Congresso Estadual do PMDB foi realizado sexta-feira e sábado, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença do governador André Puccinelli, do senador Waldemir Moka, do presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, do presidente do Diretório Estadual, Esacheu Nascimento, dirigentes municipais e lideranças regionais do partido.
Segundo Geraldo, há questões que foram deixadas de lado, mas ainda são bandeiras do PMDB, como saúde e educação de qualidade, por exemplo, mas o partido precisa se atentar a outras inquietações sociais e políticas.
Para Geraldo Resende, o PMDB é o núcleo das tendências reformistas, No entanto, o distanciamento do programa impôs à legenda o papel de adesista, mas essa condição vai perdendo sustentação na medida que os debates apontam para o reencontro do partido com as pregações reformistas, o princípio da fidelidade partidária e com as mudanças do processo eleitoral.
O deputado também defende o revigoramento da legenda por meio dos cursos de formação política e engajamento de outros segmentos sociais. “O importante é que o partido seja visto por suas bandeiras, suas propostas, teses e decisões, não por seu caráter aliancista”.
Segundo Geraldo, o PMDB ficou conhecido por propor mudanças e se afirmou pela mobilização popular, daí a preocupação em resgatar os vínculos com a base social, de onde nasceram suas bandeiras mais emblemáticas.
“Temos que ouvir a voz das ruas, como a expectativa pela reforma política, regulamentação da Emenda 29, que trata da aplicação de recursos na saúde pública, reformas tributária e da previdência, além do combate à corrupção“.
Afirmação Democrática
Geraldo Resende integra no Congresso Nacional o bloco de parlamentares denominado “Afirmação Democrática”, que busca devolver ao PMDB a condução dos grandes debates nacionais, como as reformas política e tributária. Integram o bloco, além de Geraldo, os deputados Darcísio Perondi (RS), Osmar Terra (RS), Alceu Moreira (RS), Edinho Bez (SC), Mauro Mariani (SC), Ronaldo Benedet (SC), Fábio Trad (MS), Raul Henry (PE), Osmar Serraglio (PR), Reinhold Stephanes (PR), Gastão Vieira (MA) e Ibsen Pinheiro (RS).