"Perimetral Norte é conquista de toda a sociedade", diz Geraldo
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) considera que a contorno rodoviário Perimetral Norte é uma conquista coletiva da sociedade douradense. “Uma luta que vem desde a década de 90 se torna realidade pela união da comunidade e o compromisso do governador André Puccinelli, afirma o parlamentar, que vai acompanhar nesta sexta-feira a solenidade de lançamento do projeto. O ato acontece às 9h30, No quilometro 4 da Avenida Guaicurus.
Para Geraldo, a construção da Perimetral Norte é, depois da implantação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), um dos momentos mais importantes na história de Dourados e região. “É uma obra que vai projetar Dourados para o futuro, ao retirar o trânsito pesado da área central da cidade e possibilitar uma maior vida útil para o seu asfalto”.
Ainda de acordo com o parlamentar, com o lançamento das obras da Perimetral o governador André Puccinelli honra, definitivamente, compromisso feito com a bancada federal em reunião realizada em novembro de 2008.
“Ao lançar oficialmente esse projeto, o governador também demonstra o carinho que tem para com a população douradense”, avalia Geraldo, que levantou a bandeira da Perimetral desde a época em que foi deputado estadual, sendo o primeiro parlamentar federal a disponibilizar recursos para o projeto, por meio de uma emenda individual no Orçamento da União de 2004, de R$ 500 mil, que possibilitou asfalto no acesso ao futuro trajeto.
Ao longo dos anos seguintes, Geraldo tentou viabilizar novos recursos federais, até que em novembro de 2008 recebeu uma correspondência do Ministério dos Transportes, o qual informava ser juridicamente impossível ao Governo Federal investir na Perimetral Norte, já que o trajeto ligaria a uma rodovia estadual (no caso, a recém estadualizada BR-463).
“Foi a partir dessa informação, que repassei ao governador, que ele se comprometeu conosco em implantar a Perimetral Norte com recursos próprios do Estado”, explica Geraldo Resende, que também reivindicou a inclusão do projeto do pacote “MS Forte”, como de fato, aconteceu.
Comemoração
Segundo Geraldo Resende depois da garantia dada pelo governo do Estado, coube à administração municipal fazer a liberação das áreas que serão cortadas pelo futuro trajeto, por meio de desapropriações ou acordos com os proprietários. “Percorridos todos esses caminhos cabe à população douradense comemorar essa conquista, que é de toda a sociedade”, salienta.