Naviraí define área para Escola Técnica Federal
Escola Técnica Federal será construída ao lado do campus da UFMS e vai oferecer 1.200 vagas em cursos que serão definidos pela comunidade
O prefeito Zelmo de Brida (PMDB) definiu no início da tarde de hoje (19), que a moderna Escola Técnica Federal de Naviraí será construída ao lado do campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, à margem esquerda da rodovia MS-141 (Naviraí/Ivinhema), a 5 quilômetros do centro da cidade. Para isso, o prefeito já determinou a escrituração da área de 50 mil m2 transferindo o domínio do terreno à União.
O anúncio da localização foi anunciado há pouco pelo Gerente Municipal de Educação César Martins da Fonseca. A obra está orçada em R$ 12 milhões e terá capacidade para atender 1.200 alunos, anualmente. “Ainda não temos a previsão do início das obras, já que o lançamento da ampliação da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, foi no início da semana por decisão da presidenta Dilma Rousseff. Mas a maior satisfação é porque o município de Naviraí foi contemplado”, observou o gerente municipal.
“Estamos providenciando o termo de adesão, com o preenchimento das informações solicitadas pelo FNDE/MEC – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação e Cultura, através de um procedimento burocrático “on-line”. Mas nossa expectativa é de abertura do processo licitatório, pelo governo federal ainda este ano”, acrescenta César Martins.
O prefeito de Naviraí acompanhou o anúncio feito por Dilma, em Brasília. Para ele trata-se de uma das conquistas mais valiosas obtidas pela cidade e região. Zelmo de Brida ressaltou a importância do instituto tecnológico, que vai servir para qualificação de trabalhadores de Naviraí e região para o mercado que está cada vez mais competitivo e exigente.
“Aliás, a Escola Técnica Federal vem somar à nossa proposta de implantação da Cidade Universitária que estamos projetando e executando com apoios das lideranças políticas e do setor educacional, e neste caso em particular, do deputado federal Geraldo Resende, com quem temos uma parceria forte de trabalho. Lembro que nos primeiros contatos que tive com ele, no início de meu mandato, o deputado já anunciava sua luta pela instalação da escola técnica em Naviraí. Portanto, juntos, estamos realizando sonhos em benefício dos jovens naviraienses”, frisou Zelmo.
O gerente de educação Cesar da Fonseca, também vê no projeto uma das saídas para capacitação dos trabalhadores, sobretudo os jovens. Ele diz que o município definirá com o IFMS quais os cursos que serão implantados, certamente ouvindo a comunidade e, sobretudo, respeitando a vocação econômica local. “Nossa meta é promover até outubro uma audiência pública com a participação de toda a comunidade escolar e da sociedade para que, juntos, escolhamos os cursos de maior necessidade e interesse da população”, antecipa César.
O presidente do STIA – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Naviraí, Algemiro Lopes, comemorou o anúncio da vinda da Escola Técnica Federal para o município. “É uma conquista muito grande e que vem só trazer benefícios para os nossos jovens. Era a escola que estava faltando em nossa cidade. Tudo o que vem para fortalecer o setor da agroindústria, merece ser destacado e o nosso reconhecimento”, considerou o líder sindical.