Na posse, PMDB reforça candidatura própria para a Prefeitura de Dourados
27/10/2015 11h33
A solenidade de posse do novo Diretório e Executiva Municipal do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em Dourados serviu para que todas as lideranças locais e regionais da agremiação confirmassem a decisão de lançar candidatura própria para o comando da Prefeitura douradense nas eleições do ano que vem.O evento aconteceu sábado pela manhã nas dependências do tatersal do Parque de Exposições, que ficaram totalmente lotadas pela presença de prefeitos, vereadores, líderes classistas e moradores de diversos bairros de Dourados e de municípios da Região da Grande Dourados.
Na oportunidade, o deputado federal Geraldo Resende foi reconduzido à presidência do Diretório local e recebeu apoio unânime das principais lideranças peemedebistas na construção de sua pré-candidatura a prefeito. Além de Geraldo, usaram a palavra o ex-governador André Puccinelli, o senador Waldemir Moka, o deputado federal Carlos Marun, o deputado estadual Renato Câmara e o vice-prefeito de Dourados Odilon Azambuja.
Também compuseram a mesa de autoridades o suplente de senador Celso Dal Lago, a representante da vereadora Carla Stefanini (presidente do PMDB Mulher MS) e a nova presidente do PMDB Mulher de Dourados, Renata Merigio.
“Quem sabe faz a hora”
Um dos pronunciamentos mais emocionantes do encontro foi o do deputado Geraldo Resende, que falou de sua trajetória de vida e de sua chegada a Dourados ainda garoto, do sonho de ser médico, da militância estudantil na Universidade Federal do Ceará e das posições que galgou na vida pública desde então.
Em sua fala, o deputado explicou o sonho de ser prefeito de Dourados como uma forma de retribuição ao acolhimento que a cidade lhe proporcionou, quando menino. Sobre a construção da candidatura, lembrou o que aprendeu na militância estudantil, citando a música de Geraldo Vandré (“Pra não dizer que não falei das flores”): “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
O ex-governador André Puccinelli reforçou a decisão do PMDB ter candidatura própria em Dourados e disse que, independente da condição de amizade que tem por diversos pré-candidatos, estará no palanque peemedebista em Dourados. “O Geraldo é um trabalhador incansável e já demonstrou que, em sendo prefeito, vai dar tudo de si por esta cidade”.
“O Geraldo é o candidato da minha preferência. Se depender de mim, ele será o indicado pelo partido para esse desafio”, afirmou o senador Waldemir Moka, ressaltando que vai respeitar qualquer decisão que o Diretório Municipal tomar. “A candidatura própria não tem volta. Como dirigente estadual, dou total apoio a esse direcionamento e, por mim, com o Geraldo à frente desse processo”.
Para o deputado federal Carlos Marun, o PMDB de Dourados está de parabéns pela forma como vem conduzindo a construção de candidatura própria para as eleições do ano que vem. Ele, inclusive foi portador de cumprimentos ao deputado Geraldo Resende, prestados pelos demais deputados federais do PMDB nacional.
Segundo o vice-prefeito Odilon Azambuja, o PMDB douradense possui vários nomes que poderão ser indicados como candidatos a prefeito em 2016. “Porém, confirmo que o que está mais avançado nessa proposta, trabalhando para isso e buscando construir sua pré-candidatura é o deputado Geraldo Resende”, salientou.
Lideranças
Além dos expoentes do PMDB, a posse do novo Diretório em Dourados foi prestigiada por integrantes de outros partidos, como o ex-deputado federal e vice-governador de São Paulo Márcio França, acompanhado da deputada federal Tereza Cristina (ambos do PSB). Também estiveram no encontro o presidente da Câmara de Dourados, Idenor Machado (DEM) e os vereadores douradenses Alan Guedes (DEM), Alberto Alves dos Santos (PDT), Délia Razuk (PMDB), Juarez de Oliveira (PRB), Marcelo Mourão (PSD), Pedro Pepa (DEM) e Silas Zanata (PV).
Entre as lideranças partidárias, prestigiaram a posse o pré-candidato o suplente de senador Gino Ferreira (DEM); o pré-candidato a prefeito pelo PP de Dourados, Vanderlei Carneiro; os prefeitos de Rio Brilhante Sidney Foroni, e de Ivinhema Eder Uilson (“Tuta”); o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) Antonio Nogueira; o reitor da UEMS (Universidade Estadual de MS) Fábio Edir; prefeitos, vereadores e representantes de municípios como Jateí, Maracaju, Douradina, Laguna Carapã, Naviraí, Juti, Campo Grande, Fátima do Sul, Caarapó, Itaquiraí, Jardim, Amambai e Vicentina; além de ex-prefeitos e ex-vereadores de toda a região.