Municípios de Mato Grosso do Sul entram em estado de emergência pública

17/12/2015 15h39

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Nacional publicou no Diário Oficial da União a Portaria 259 que reconhece situação de emergência pública os 14 municípios do Mato Grosso do Sul, vítimas dos estragos provocados pelas chuvas. Essa medida foi adotada após um pedido do deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), quando esteve em audiência há 15 dias com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

De acordo com a portaria, o Governo Federal vai enviar 1,7 mil kits de ajuda humanitária para auxiliar as famílias que foram afetadas pelas enchentes e apoiar a reconstrução das casas, ruas, estradas e demais localidades destruídas. A portaria permite que o Governo Estadual solicite recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços e reconstrução de áreas destruídas.

Os municípios com situação de reconhecimento de emergência são Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

"No momento a prioridade é atender à população afetada. Cobrei do ministro Occhi agillidade da publicação da portaria e vou continuar cobrando ações rápidas e eficazes para diminuir a angústia e prejuízos que os municípios e a comunidade vêm sofrendo nesse período chuvoso", concluiu Geraldo Resende.


Deputado Geraldo Resende em audiência com o ministro Gilberto Occhi, no final de novembro

Anterior
Anterior

Ministério da Integração libera R$ 2 milhões para pagamento de obras de asfalto

Próximo
Próximo

Ministério da Saúde aprova projeto de revitalização do Hospital da Vida