Ministro lança em junho Praça da Juventude em Dourados

Proposta de construção da Praça do PAC foi apresentada à prefeitura pelo Conselho Municipal da Juventude com gestões do deputado federal Geraldo Resende

O ministro do Esporte, Orlando Silva, confirmou que visitará Dourados em junho para lançar a Praça da Juventude (Praça do PAC) e conhecer a primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil. O compromisso foi assumido na manhã de quarta-feira (11.05), ao receber em seu gabinete o deputado federal Geraldo Resende (PMDB/MS). “Você é campeão”, parabenizou o ministro, referindo-se à contribuição de Geraldo na criação do complexo pioneiro, inaugurado na última segunda-feira (09.05), na divisa das aldeias Jaguapiru e Boróro, dentro da reserva indígena de Dourados.

Além de relatar ao ministro como foi a inauguração, Geraldo fez o convite para o lançamento da Praça da Juventude, que será construída no Parque das Nações, em Dourados.

O deputado propôs desenvolver um programa de atividades na Vila Olímpica Indígena, conduzido pela universidades, públicas e privadas. O projeto inicial é beneficiar cerca de cinco mil crianças e adolescentes das etnias Guarani, Guarani-Kaiowá e Terena, com ações permanentes nas áreas de esporte, lazer e cultura tradicional dos povos. “A orientação dessas atividades ficaria a cargo de acadêmicos e professores, com apoio da Funai”, explicou o deputado.

Geraldo Resende presenteou Orlando Silva com uma charge feita pelo ilustrador Jorge Silva. O desenho retrata o ministro na pista de atletismo, carregando a tocha olímpica. Ainda na audiência, Geraldo convidou o ministro para inaugurar a quadra poliesportiva que está sendo construída no Centro de Geração de Renda para a Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador.

Ao declarar-se impressionado com a obra da vila olímpica, o ministro disse que acompanha de perto o trabalho de Geraldo: “Ele tem profunda identificação com as causas indígenas. E o compromisso com o esporte, o lazer e a melhoria da qualidade de vida da população é uma bandeira de luta”.

Praça do PAC

Anunciada em dezembro passado, após aprovação de cadastro do município no PAC 2 – eixo Comunidade Cidadã, a proposta de construção da Praça da Juventude foi apresentada pela prefeitura de Dourados. Com 3.589,18 metros quadrados, a praça terá cinema para 60 pessoas, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

Clique para escutar entrevista do deputado federal Geraldo Resende.


Perspectiva da Praça da Juventude (Reprodução)
Geraldo Resende presenteia ministro Orlando Silva com charge do ilustrador Jorge Silva. (Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte)


Anterior
Anterior

O trabalho que você vê

Próximo
Próximo

Geraldo Resende é escolhido coordenador da bancada