Itaporã conquista micro-ônibus com equipamentos para a assistência social
18/06/2019 12h48
O prefeito de Itaporã Marcos Pacco realizou, na semana passada, a entrega das chaves de um micro-ônibus Volswagem zero quilômetro que atenderá a Gerência de Ação Social. A aquisição é resultado de um convênio feito entre o Município e o Ministério da Cidadania. O veículo vai atender os diversos serviços e programas ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A conquista se deu graças a uma intervenção do deputado federal licenciado e hoje secretário de saúde Geraldo Resende. Para a assistência social, o parlamentar conseguiu habilitar os municípios de Amambai, Itaporã, Naviraí e Rio Brilhante para receberem um micro-ônibus cada. Campo Grande, por sua vez, receberá dois veículos.
Ao entregar as chaves do veículo nas mãos de Tânia Mara Custódio, gerente de Ação Social, o prefeito Marcos Pacco disse que o micro-ônibus é mais uma conquista do Município que chega para trazer melhor mobilidade para idosos e deficientes físicos. "Pleiteamos junto ao amigo de Itaporã Geraldo Resende este veículo ele prontamente nos atendeu. O veículo, com certeza, vai proporcionar as condições adequadas de transporte às pessoas com limitações físicas", salientou Pacco.
O veículo destinado a Itaporã é adequado para o transporte de até 24 pessoas, possui equipamento de acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, porque vem com um r dispositivo de poltrona móvel. O cadeirante não precisa mais ser carregado para dentro do veículo - a poltrona se desloca por acionamento mecânico até o nível da calçada, onde fica mais fácil o passageiro se acomodar.
Segundo a gerente Tânia Mara Carlos Custódio, a aquisição de micro-ônibus contribuirá para a melhoria da qualidade dos atendimentos, facilitando a realização de estratégias para melhor oferta dos serviços e melhor qualidade de vida aos trabalhadores do SUAS e seus usuários. "Com isso fica facilitada a locomoção dos usuários que residem em bairros distantes e distritos, para participarem dos serviços, programas e projetos, oferecidos por essa gerência", afirmou.
"Como médico, vejo uma integração muito grande entre a assistência social e a saúde pública. Nessa profissão, sempre fui vocacionado a atender às pessoas mais fragilizadas e percebo que em muitas cidades, as equipes não têm como se locomover ou transportar seus usuários. Por isso, fiz todo o esforço em atender às demandas que os prefeitos nos encaminharam e fico feliz em ter garantido essas conquistas nos últimos dias do meu mandato na legislatura passada", comemora Geraldo Resende.