Geraldo Resende acompanha projeto de modernização do aeroporto de Dourados
02/09/2015 13h25
O deputado Geraldo Resende (PMDB) esteve terça-feira (25) na Secretaria de Aviação Civil (SAC) para acompanhar a confecção do projeto de ampliação e modernização do aeroporto Francisco de Matos Pereira de Dourados. Com o investimento previsto de R$ 39 milhões, o aeródromo vai receber Boeing 737-800 que tem uma capacidade de 180 passageiros e é capaz de voar maiores distâncias que os atuais ATR-72. A reunião foi com o diretor do departamento de gestão do Programa Federal Auxílio de Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi.
A tramitação do projeto do aeroporto de Dourados é um dos mais avançados do país, apenas necessitando de licença ambiental a ser emitida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. “Estamos cobrando do Governo do Estado a celeridade deste trâmite para conseguirmos destravar esses valores que constam no PROFAA”, explica Resende.
O projeto confeccionado propõe um novo layout para o terminal, se igualando com outros aeroportos do país. A ampliação dos espaços do aeroporto ocorrerão no terminal de passageiros com 1.215 metros quadrados, no pátio de aeronaves, possibilitando um maior número de voos para o município. Outra parte do projeto prevê o prolongamento da pista por mais 175 metros, já que atualmente ela é de 1.950, como também o alargamento para 45 metros.
Outra melhoria será a modernização dos sistemas de navegação. Atualmente os equipamentos atuais do aeroporto de Dourados não permitem pousos e decolagens na chuva e em outras situações de mal tempo. Os investimentos permitirão o uso do aeroporto em situações mais adversas de clima.
Segundo o Deputado Geraldo Resende (PMDB/MS) “Com essa reforma e ampliação a necessidade do uso do aeroporto de Campo Grande será menor. O novo aeroporto ampliará a quantidade de negócios para a Região da Grande Dourados. Essas melhorias colocarão o aeroporto a altura da importância de Dourados para o Mato Grosso do Sul”, finaliza.