Geraldo quer parceria para revitalizar praça do transbordo
Deputado quer que a Praça Antonio Alves Duarte seja remodelada e volte a ser um local seguro e agradável ao passeio da família e da convivência comunitária
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) vai propor à Prefeitura de Dourados parceria para recuperação da Praça Antonio Alves Duarte, em frente ao Hospital Evangélico. A praça compartilha o espaço da quadra com a estação de transbordo do transporte coletivo e tem sido alvo da ação de vândalos.
“A praça foi se deteriorando ao longo tempo e não recebeu nenhuma reforma como a Praça Antonio João, que volta a ser o cartão postal da cidade e logo receberá a fonte luminosa musical. Queremos que a Praça Antonio Alves Duarte ela seja revitalizada e volte a ser um local seguro e agradável ao passeio da família e da convivência comunitária. Embora ela já não esteja mais suja e vem sendo cuidada, o local ainda tem muito a desejar”, diz o deputado.
Na última audiência com o prefeito Murilo Zauith, Geraldo Resende disse da intenção de buscar recursos junto ao Ministério do Turismo para revitalização do espaço. Uma das propostas da Prefeitura é construir um centro multiuso, aproveitando a estrutura da biblioteca no local.
Apesar do novo aspecto de limpeza, a população que passa pela praça para acesso ao terminal de ônibus reclama da falta de segurança no período noturno. Por falta de policiamento, motociclistas chegam a cometer abusos, disputando o espaço que é exclusivo aos pedestres. Recentemente as esculturas do monumento aos heróis da Guerra do Paraguai foram depredadas.Até a espada da estátua do Coronel Camisão foi furtada. O mato foi aparado, mas ainda há calçamento e bancos danificados. Moradores de rua e usuários de drogas também costumam passar noites e deixam lixo e garrafas no local.
É ideia da Prefeitura transferir o terminal para a estação rodoviária, que também precisa de reforma. Nesse aspecto, o deputado Geraldo Resende espera a elaboração de projeto pela Prefeitura para que ele possa viabilizar os recursos.
“A ocupação de vazios urbanos por obras de parques e praças, mais que o embelezamento e complementação urbanística da cidade, tem grande alcance social. As praças e os parques são espaços públicos onde o lazer, a diversão e o esporte não apenas proporcionam a integração da família na comunidade, mas também contribuem para melhor qualidade de vida e a redução dos níveis de violência”, diz o deputado.