Inaugurada escola do Programa "Brasil Profissionalizado" em Naviraí
04/12/2014 10h53
A partir do ano letivo de 2015, alunos do ensino médio de Naviraí terão a opção de concluir seus estudos já com uma profissão. Trata-se da Escola do Programa Brasil Profissionalizado, que foi inaugurada na última quarta-feira (03) e que terá capacidade para atender 500 alunos. Responsável pelas articulações dos recursos federais, o deputado Geraldo Resende (PMDB) comemorou a entrega da obra.
Segundo ele, esta estrutura será uma grande oportunidade para que jovens já saiam do ensino médio com uma profissão e com isto sejam inseridos no mercado de trabalho. “É uma grande chance para que muitos adolescentes mudem de vida para melhor, através da educação, que é o caminho para se realizar muitos sonhos”, destaca o parlamentar.
A Escola do Brasil Profissionalizado foi construída na região do bairro Boa Vista. A construção da unidade teve início em 2012, com investimento superior aos R$ 7 milhões, por meio de uma parceria entre o Município, Governo do Estado e Governo Federal, possibilitando a edificação do prédio de 5.900 m². A conquista é resultado de articulações do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto ao governo estadual e ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Os recursos federais receberam contrapartida do Governo do Estado, que ficou responsável em monitorar o programa, realizar os cursos públicos e gestionar a atividade escolar, visando à preparação do jovem para o mercado de trabalho. Ao Município coube a destinação da área.
Nas mesmas articulações que garantiram a Escola para Naviraí, foram garantidas unidades semelhantes para os municípios de Dourados e Chapadão do Sul, totalizando investimentos federais da ordem de 17,4 milhões. Estas unidades estão com as obras em andamento. “São estruturas são importantíssimas para ajudar na formação de mão de obra profissional para as demandas que as economias desses municípios apresentam”, justifica Geraldo Resende.