Implantada frente em defesa do piso salarial dos Jornalistas
A Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas foi implantada oficialmente na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30). No dia 25 de abril, o grupo suprapartidário de deputados e senadores já haviam se reunido para traçar o planejamento de trabalho para atuar na aprovação de um salário único para os profissionais da comunicação. Para coordenar a Frente em Mato Grosso do Sul, foi escolhido o deputado Geraldo Resende (PMDB).
Os parlamentares também defenderam, na oportunidade, a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. “Estamos valorizando os profissionais quando lutamos pela obrigatoriedade do seu diploma. Quando o acadêmico de jornalismo assiste uma aula de ética, além das disciplinas técnicas, ele, depois de formado não desrespeita os preceitos éticos e não incorre em erros que presenciamos na atualidade ”, defendeu Geraldo.
Em relação ao estabelecimento de um piso salarial nacional para os jornalistas, a Frente Parlamentar apresenta as reivindicações da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A proposta dos deputados é a aprovação do Projeto de Lei 2960 de 2011, de autoria do deputado e presidente da Frente André Moura (PSC-SE). “Queremos um reajuste anual seguindo os números do INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor], e o valor de seis salários mínimos, em uma jornada de 30 horas”, explicou Moura.
As pesquisas mostram que o piso salarial para jornalistas, no estado de Alagoas é o maior do País, seguido do Paraná e São Paulo. Os menores salários pagos para os profissionais são conferidos nos estados do Sergipe e do Rio Grande do Norte. “Fixar um valor que valorize a categoria é prestigiar o profissional que faz a ligação entre os setores da sociedade e cumpre um importante papel para a democracia”, finalizou Geraldo.
Também estavam presentes no lançamento, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), e os deputados federais: Arnaldo Jordy (PPS-PA), Chico Lopes (PCdoB-CE), Erika Kokay (PT-DF), Domingos Dutra (PT-MA), Fátima Bezerra (PT-RN), Paulo Pimenta (PT-RS), Cláudio Puty (PT-BA), Mauro Nazif (PSB-RO), Décio Lima (PT-SC) e Keiko Ota (PSB-SP).
A diretoria da FENAJ e os presidentes dos sindicatos estaduais de Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Pará, Roraima, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Sul, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro (Capital e Estadual) e do Distrito Federal prestigiaram o evento.