Geraldo aciona Câmara Federal por solução na oncologia da Grande Dourados

05/09/2017 12h50

O deputado federal Geraldo Resende utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para, mais uma vez, cobrar uma solução para a grave situação enfrentada pelos pacientes de oncologia na Região da Grande Dourados. O parlamentar pediu urgência no envio de diretores do Departamento de Alta Complexidade do Ministério da Saúde a Dourados, a fim de avaliar todos os ângulos da crise e indicarem caminhos para uma solução urgente. Geraldo defende a transferência do atendimento na oncologia para o Hospital Universitário (HU/UFGD) de Dourados.

"Trago aqui mais uma vez meu inconformismo sobre a situação caótica dos pacientes com câncer de Dourados e região. Já manifestei isso anteriormente, já recorri ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal, já levei essas preocupações ao Ministério da Saúde e ao Departamento Nacional de Auditorias do SUS (DENASUS) pelo total colapso que se abateu sobre um setor vital que atende não só o Município de Dourados, mas a toda a macrorregião", salientou.

No último dia 15, o parlamentar esteve no Ministério da Saúde, tratando do problema com Sandro José Martins, coordenador geral de Atenção às pessoas com Doenças Crônicas do Departamento de Atenção Especializada do Ministério. Na ocasião, defendeu a transferência do serviço de oncologia para o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD).

"O HU tem profissionais concursados, capacitados e estrutura para o atendimento em oncologia", afirmou, lembrando que a proposta de transferência para o Hospital da Cassems é mais complicada porque o mesmo "não tem vocação para o atendimento desses pacientes usuários do SUS", afirmou.

O deputado lembra que recentemente o Município de Dourados foi excluído do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde e perdeu um equipamento de mais de R$ 5 milhões que seria instalado no Hospital Evangélico. "Isso ocorreu, segundo o próprio diretor técnico do HE, Humberto Moreira, porque os antigos agentes que prestavam serviço na oncologia deixaram de atender exigências legais do Ministério da Saúde", alerta Geraldo Resende.

O parlamentar entende que o credenciamento do Hospital Universitário para atendimento de alta complexidade em oncologia seria a solução mais viável. "Entendemos que devido ao imbróglio que envolve os pacientes com câncer neste momento, o melhor para a região da Grande Dourados é trabalhar para que o serviço de oncologia possa se instalar em curtíssimo prazo no HU", defende o parlamentar.

Ele aponta vários motivos para justificar o credenciamento do Hospital Universitário. "Primeiro que é um hospital público e de referência em diversas áreas da saúde; é um hospital mantido 100% com recursos públicos e não visa lucro; é um hospital que já possui vários profissionais que atendem as exigências do SUS para receber o receber o serviço e oncologia, todos já concursados e bastante qualificados", enumera Geraldo Resende.

Ainda de acordo com o deputado, com a construção do Hospital da Mulher e da Criança, que será administrado pelo HU/UFGD, é importante que os serviços de oncologia também sejam levados para o Hospital Universitário. "Na condição de deputado e membro atuante da frente parlamentar em defesa da saúde, assumo o compromisso de fazer aportes de recursos para viabilizar a oncologia no HU e acabar de vez com falta de medicamentos em virtude de disputas de grupos e interesses privados dos prestadores, que tenham abocanhar o parece vantajoso dentro do SUS", avalia.

O credenciamento do HU/UFGD para os serviços de oncologia também é visto como solução pelo Ministério da Saúde. "Em Dourados, há o Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados, estabelecimento de saúde capaz para ampliar a oferta de serviços de alta complexidade em oncologia na região mediante credenciamento local e habilitação pelo Ministério da Saúde, condição que permitiria se apreciar sua inclusão no Plano de Expansão da Radioterapia do SUS", enfatizou Sandro José Martins, coordenador-geral da Secretaria de Atenção à Saúde do Departamento de Atenção Especializada e Temática de Atenção Especializada.


Geraldo Resende faz pronunciamento na Câmara e pede solução urgente para o setor de oncologia na Grande Dourados

Anterior
Anterior

Sancionada lei que recupera finanças das Santas Casas

Próximo
Próximo

Geraldo quer “Cidade Amiga do Idoso” em MS