Geraldo Resende cobra R$ 5 milhões para aeroporto
Em Brasília, deputado luta por agilidade na liberação dos recursos. Obra de revitalização será executada pelo Estado
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), voltou a cobrar agilidade no processo de liberação das verbas no valor de R$ 5,4 milhões para a revitalização do Aeroporto de Dourados. Na última quinta-feira, ele se reuniu com a diretora do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Fabiana Todesco, para discutir as últimas adequações na proposta.
Para Geraldo, é preciso acelerar o processo de empenho dos recursos já garantidos. “Estamos lutando para que as obras possam ter início o mais rápido possível. Assim, de uma vez por todas, vamos realizar o sonho de ligar Dourados aos grandes centros”, explica Geraldo, lembrando que as obras serão executadas pelo Governo do Estado.
Segundo ele, os recursos vão ser aplicados no alargamento da pista, dos atuais 30 metros para 45 metros, com concreto betuminoso usinado a quente. A pista de pouso do aeroporto conta hoje com 2 mil metros de comprimento, 30 de largura e 10 centímetros de espessura e para que as especificações técnicas atendam as exigências para homologação de linhas regionais, é necessário apenas o alargamento da pista.
De acordo com a diretora do PROFAA, o pagamento será efetuado depois de atendidos todos os critérios da Secretaria de Aviação Civil (SAC), providências que, conforme Geraldo Resende, serão concluídas no início da próxima semana.
Segundo o deputado, a ampliação da pista poderá atrair empresas de grande porte como Gol e Azul, que fazem as rotas aéreas até os grandes centros, entre eles São Paulo e Rio de Janeiro. Por causa das atuais limitações, o aeroporto de Dourados só pode receber aeronaves de pequeno e médio portes.
Comércio
A melhora na infra-estrutura do aeroporto é esperada com entusiasmo pelos comerciantes de Dourados. De acordo com o presidente do Sindicado do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Valter Castro, os comerciantes terão mais agilidade em realizar viagens de compras.
“Geralmente o empresário que vai buscar suas mercadorias fora do Estado gasta um tempo maior em se deslocar para grandes centros. Geralmente é preciso ir para Campo Grande primeiro. A capacidade de oferecer vôos diretos é um benefício que vem coroar a nossa cidade. Tenho certeza que isto trará grandes impactos positivos a nossa cidade, porque agora eles terão estrutura logística para aqui atuarem e implantarem seus negócios. O deputado Geraldo Resende e o governador André Puccinelli estão de parabéns por mais esta conquista para o município”, destacou.
Atuação
A reunião com a com a diretora do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Fabiana Todesco, é resultado de audiência com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt com os deputados Giroto (PMDB) e Geraldo, no último dia 5 de outubro.
Graças à atuação de Geraldo, no dia 7 do mesmo mês, a secretária de Obras Públicas e Transportes de Mato Grosso do Sul, Maria Wilma Casa Nova, se reuniu com a diretora do PROFAA, Fabiana Todesco, para esclarecer os últimos detalhes para conclusão dos trâmites legais necessários à obra.
O parlamentar trabalha para que o terminal de passageiros também seja contemplado já no próximo ano, além de pleitear melhorias para os demais aeroportos do Mato Grosso do Sul.