Geraldo Resende apoia campanha "Eles por Elas" em MS

30/11/2015 12h26

O deputado federal Geraldo Resende apoia a campanha da Organização das Nações Unidas (Onu) "Eles por Elas", através de ações que vem desenvolvendo a favor da igualdade de gênero. Entre os temas mais discutidos na campanha são: a violência doméstica contra mulheres; a falta de equidade entre gêneros no mercado de trabalho; o papel da mídia na missão de quebrar estereótipos; assédio e a educação de próximas gerações para promover a igualdade entre homens e mulheres.

Visando garantir a diminuição de agressões e mortes contra as mulheres o parlamentar vem defendendo a implantação de Delegacias com plantão 24h no Estado. Em Dourados, destinou recursos na ordem de R$ 800 mil para a construção da primeira sede da unidade, que posteriormente poderá contar com plantão integral. Nesta segunda-feira o parlamentar esteve na Subsecretaria da Mulher, em Campo Grande, onde pode prestar contas do seu mandato para a subsecretária Luciana Azambuja, acerca das ações que vem fazendo em prol da mulher. Além da delegacia da Mulher, o deputado viabilizou recursos que garantiram a construção de mais de 50 academias de Saúde em todo o Estado, sendo 10 em Dourados, a Clínica da Mulher, que é unidade completa de prevenção e tratamento inicial de doenças femininas, além de luta pela implantação do hospital da Mulher e da Criança em Dourados.

Delegacia da Mulher

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está mobilizando a população de Dourados para lutar pela implantação da Delegacia da Mulher funcionando 24 horas no município. O objetivo, segundo o parlamentar, é preservar os direitos da Mulher garantindo que este serviço de proteção seja ininterrupto. “A violência não tem horário para acontecer e a mulher pode ser agredida de noite, no feriado, na hora do almoço e justamente nestes períodos, a Delegacia da Mulher está fechada”, destaca, observando que atualmente a Unidade funciona somente em horário comercial, ou seja, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com o parlamentar, por causa da falta do plantão 24h na Delegacia especializada, as mulheres que são vítimas de violência precisam se deslocar aos plantões de atendimento geral, o que além de constrangimentos fere princípios contidos nas Normas Técnicas das Delegacias da Mulher, que entre outros, prevê que quando houver apenas uma Delegacia da Mulher no município, ela precisa funcionar 24 horas.

A mesma norma aponta Dourados com déficit de atendimento especializado. Isto porque para uma população de até 300 mil habitantes está prevista na Legislação duas Delegacias da Mulher, com no mínimo 03 delegados, 42 agentes policiais, 04 apoios administrativos e 02 serviços gerais. Com uma população de 200 mil habitantes, hoje Dourados conta com apenas uma Delegacia, funcionando sem sede própria em local improvisado.

O parlamentar é o autor de emenda contendo os recursos na ordem de R$ 800 mil que vão custear a nova sede. Os investimentos estão disponíveis para o Governo do Estado desde 7 de dezembro 2012. A violência contra a mulher não espera”, destaca, observando que o projeto moderno conta com 450 metros quadrados de construção, numa área 2.5 mil m² ao lado do Parque Rego D’Água.

NúmerosRelatório nacional do Mapa da Violência do Ministério da Justiça mostra dados alarmantes em Dourados. Classifica a cidade como a segunda do Estado em número de assassinatos contra mulheres, ficando atrás apenas de Ponta Porã. De acordo com o Relatório, a taxa de homicídios contra mulheres em Dourados é de 7,0 para cada grupo de 100 mil mulheres. O número é acima da média nacional que é de 4,4. Em 2013, a Polícia Civil já registrou 232 casos envolvendo Violência Doméstica.

“É preciso que os direitos humanos das mulheres sejam vistos como algo necessário, não banal, pois podemos evitar mortes. O plantão da delegacia e as novas estruturas são de fundamental importância para que a mulher tenha seus direitos preservados e ela tenha isso como instrumento de proteção”, considera Geraldo. O parlamentar pretende mobilizar as entidades ligadas a proteção da Mulher, autoridades públicas e personalidades nacionais para debater os temas em Dourados, além de apresentar os problemas e buscar soluções imediatas.

Assine nosso abaixo-assinado


Geraldo Resende e Luciana Azambuja

Anterior
Anterior

Geraldo integra comitiva do governador Reinaldo, nesta terça-feira, em Dourados

Próximo
Próximo

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Geraldo fala de sua pré-candidatura a prefeito