Geraldo quer bioceânica passando ‘já’ em Ponta Porã


O deputado federal Geraldo Resende está propondo a mobilização de todas as forças políticas de Mato Grosso do Sul para acelerar o início das obras do trecho da ferrovia bioceânica, passando por Dourados e chegando a Ponta Porã, previstas no PAC-2. De acordo com o deputado, o Programa de Aceleração do Crescimento incluiu a construção do trecho desta ferrovia entre Panorama-SP até a fronteira seca do Brasil com o Paraguai.

Na avaliação do deputado, a bioceânica, que vai ligar a Grande Dourados por meio de ferrovia até o Oceano Pacífico, trará um desenvolvimento incomparável a Mato Grosso do Sul. “Será uma nova porta de saída de nossos produtos para o mercado asiático, encurtando a distância em oito mil quilômetros, o que tornará nossa matéria prima e produtos manufaturados muito mais competitivos no mercado internacional”.

O projeto

A bioceânica é um projeto que prevê a ligação ferroviária entre Panorama e Santos, passando por São Paulo, até Resistência, na Argentina, e desta cidade até Antofogasta, no Chile. O trecho entre Panorama e Santos já existe, bem como o que liga Resistência a Antofogasta. O trajeto entre Panorama e Dourados-Ponta Porã está previsto no mapa do PAC-2, e deste ponto até a Argentina.

Segundo Geraldo Resende “essa ferrovia vai atravessar o Paraguai, incluindo áreas de produção agrícola na fronteira com o Brasil, sendo um dos projetos de maior importância para nossa região pelo impacto que provocará na vida de todos. Serão os trilhos do desenvolvimento para todo o trajeto”.

Com a construção da ferrovia bioceânica o acesso ao mercado asiático exigirá um percurso de 16 mil quilômetros, ao contrário dos 24 mil quilômetros atuais pelos portos que tem saída voltada para o Oceano Atlântico. “A nova ferrovia poderá mudar radicalmente a rota de exportação brasileira”, avalia Geraldo Resende.

Geraldo conclui que esses projetos estruturantes necessitarão de todo o apoio das forças políticas de Mato Grosso do Sul para tornarem-se reais. Com esse objetivo, o parlamentar está enviando ofício à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, solicitando a o início das obras da ferrovia bioceânica entre Panorama e Ponta Porã, passando por Dourados.


Geraldo diz que biodeânica vai encurtar acesso ao mercado asiático. (Foto: Ricardo Minella)

Anterior
Anterior

Geraldo participa de reuniões políticas em Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Bonito

Próximo
Próximo

Planejar é preciso