Geraldo Resende prega fortalecimento da região sul
27/10/2012 14h48
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) pregou o fortalecimento da região sul do Estado durante encontro de prefeitos eleitos, em reunião realizada sábado (27) em Dourados. Ao todo 26 chefes do executivo (a partir de 2013), participaram da reunião, que foi uma iniciativa do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB). Segundo ele, o encontro é uma forma de discutir e alavancar projetos importantes buscando o desenvolvimento da região. Hoje Dourados é pólo de serviços, atendendo 34 municípios principalmente nas áreas de saúde e educação.
De acordo com Geraldo Resende, para que haja um desenvolvimento nos pequenos e médios municípios, já que muitos são dependentes de Dourados e outras macrorregiões, o sul do Estado precisa se unir, além de buscar ter voz e vez. “Queremos participar do processo de desenvolvimento no Estado, buscando soluções para demandas urgentes que precisam ser resolvidas e que são de interesse dos prefeitos dessa região, como a Rodovia Sul Fronteira, a ferrovia e a duplicação da BR-163”, salientou o parlamentar.
Do encontro saiu a possibilidade de se construir o “embrião” de uma chapa que poderá representar o sul do Estado numa eventual disputa pela presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
George Takimoto, deputado estadual do PSL, defendeu que é hora de mudar o eixo de Campo Grande para os municípios, deixando de fazer políticas públicas apenas pensando na Capital. Para ele, não é só de infraestrutura que os municípios precisam, mas de uma saúde coordenada. “Não podemos só pensar em obras, mas sim no ser humano”, destacou.
Para o deputado estadual Laerte Tetila (PT) os grandes problemas enfrentados pelos municípios devem ser colocados em pauta, como a arrecadação pobre de PIB (Produto Interno Bruto) nos municípios cuja extensão é grande, porém com número populacional pequeno. Tetila também falou da insegurança jurídica enfrentada por municípios em situação de conflitos de terras e pediu a organização dos prefeitos no sentido de assegurar o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas (Fepati/MS), cuja lei já foi criada na Assembleia Legislativa.
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) falou sobre a aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de MS (Fundersul) que na visão dele foi criado para uma finalidade e vem sendo realizado para outras. Neste sentido ele diz que os prefeitos terão que se unir para rediscutir o programa. Falou sobre a importância da Assomasul participar das políticas públicas para os municípios defendendo problemas graves como a recuperação de terras degradadas.
Os prefeitos eleitos Roberto Hashioka de Nova Andradina; Júlio Cesar, de Paranhos; Humberto Amaducci, de Mundo Novo; Douglas Figueiredo (Anastácio); Nilcéia Alves (Coronel Sapucaia); Sérgio Barbosa (Amambai); Ludimar Novais (Ponta Porã); Arceno Athas (Glória de Dourados) e Sidnei Foroni (Rio Brilhante) fizeram explanação sobre as dificuldades de cada município e reiteraram a importância de unir forças e regionalizar os municípios como uma forma de lutar juntos pelo desenvolvimento dos pequenos e médios municípios.