Geraldo lidera corrida à Prefeitura de Dourados em todos os cenários
09/12/2015
Se as eleições para prefeito de Dourados fossem hoje, o deputado federal Geraldo Resende venceria com boa vantagem sobre os demais concorrentes. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Diretório Estadual do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro para sondar a preferência do eleitorado das principais cidades do Estado, realizada entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.
Em um dos cenários contendo os nomes dos quatro pré-candidatos mais citados pela população, o deputado Geraldo Resende ficou à frente, com 33,8%; a vereadora Délia Razuk veio a seguir, com 22,0%, e o ex-deputado Marçal Filho ficou na terceira posição, com 21,1%; em quarto lugar apareceu o deputado estadual Barbosinha, com 7,5%. Não souberam responder 7,3% dos pesquisados e 8,3% afirmaram que não votariam em nenhum deles.Ainda na hipótese de quatro nomes concorrendo, desta vez substituindo o deputado Barbosinha pelo deputado Zé Teixeira, houve poucas alterações: Geraldo Resende ficou com 31,9%; Délia Razuk, 22,5%; Marçal Filho, 21,2%; Zé Teixeira, 8,1%. No primeiro caso, 8,3% disseram que não votam em nenhum dos pré-candidatos; no segundo, foram 8,6%; não sabem, foram respectivamente, 7,3% e 7,7%.
Em outro cenário, com apenas três candidatos, a vantagem de Geraldo aumenta: Geraldo Resende alcançou 42,9%; Délia Razuk ficou em segundo, com 29%; e o deputado estadual Barbosinha aparece em 9,9%. Os demais números foram: nenhum, 9,4%; e não sabem, 8,8%.
Instituto
O trabalho de levantamento dos dados foi feito pelo renomado Instituto Paraná Pesquisas em dez regiões da cidade na área urbana, nos distritos e na Reserva Indígena. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 4,0%, segundo o diretor Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira.O universo da pesquisa abrangeu os eleitores do Município de Dourados maiores de 16 anos. Para a realização do levantamento foi utilizada uma amostra de 627 pessoas, sendo estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica.
Espontânea
Na sondagem espontânea, Geraldo Resende lidera, outra vez. Em resposta à pergunta: “se as eleições para prefeito em Dourados fossem hoje, em quem você votaria?”, o parlamentar ficou com em primeiro lugar, com 4,0%. Marçal Filho obteve a segunda colocação, com 2,4%; e a vereadora Délia Razuk vem a seguir, com 2,1%.Os deputados estaduais Barbosinha e Zé Teixeira alcançaram 0,5%, o mesmo ocorrendo com o ex-deputado Laerte Tetila; 84,1% não souberam responder; 4,6% disseram que não votariam em ninguém e 1,4% citaram outros nomes.
Estimuladas
Nos demais cenários em que os pré-candidatos são citados (pesquisa estimulada), o deputado Geraldo Resende continua à frente. Quando foram apresentados cinco nomes, os resultados foram os seguintes: Geraldo Resende, 27,1%; Delia Razuk, 19,5%; Marçal Filho, 18,8%; Laerte Tetila, 8,3%; Barbosinha, 6,1%; Zé Teixeira, 6,1%; Vanderlei Carneiro, 1,4%. Não souberam responder 6,2% e 6,5% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apontados.
Quando se substitui o nome do ex-deputado Laerte Tetila pelo do deputado João Grandão, foram obtidos os seguintes números: Geraldo Resende, 28,5%; Délia Razuk, 19,9%; Marçal Filho, 19,8%, Zé Teixeira, 7,5%; Barbosinha, 6,1; João Grandão, 2,9%; Vanderlei Carneiro, 1,6%; não sabem, 6,5% e não votariam em nenhum, 7,2%.
Potencial de votos
A pesquisa também fez sondagens sobre o potencial eleitoral dos principais pré-candidatos a prefeito de Dourados. Na questão “com certeza votaria nele para prefeito de Dourados”, as respostas foram as seguintes: Geraldo Resende, 20,7%; Délia Razuk, 15,3%; Marcal Filho, 13,4%; Laerte Tetila, 5,1%; Zé Teixeira, 4,3%. Barbosinha, 3,8%; João Grandão, 1,0%; e Vanderlei Carneiro, 0,6%;
Na questão “poderá votar nele para prefeito”, o resultado foi: Barbosinha, 38,0%; João Grandão, 20,4%; Délia Razuk, 48,3%; Geraldo Resende, 54,2%; Marçal Filho, 34,6%; Laerte Tetila, 25%; Vanderlei Carneiro, 10,7%; Zé Teixeira, 38,6%. Neste caso, a soma das respostas ultrapassa 100% porque os pesquisados poderiam apontar mais de um pré-candidato.
Rejeição
Na questão objetiva sobre a rejeição dos pré-candidatos, a pergunta foi sobre em quem o eleitor “não votaria de jeito nenhum para prefeito de Dourados”. Nesta questão, o deputado estadual João Grandão ficou em primeiro, com 71,1%; o ex-deputado Laerte Tetila ficou em segundo, com 64,8%; o servidor público Vanderlei Carneiro, foi o terceiro mais rejeitado, com 52,6%.
Ainda no item rejeição o deputado estadual Zé Teixeira foi o quarto, com 50,7%, seguido pela vereadora Délia Razuk, em quinto lugar, com 33,2%; o deputado estadual Barbosinha ficou na sexta posição, com 29,8%. O menos rejeitado foi o deputado Geraldo Resende, com 23,6%.
Fonte: O PROGRESSO