Geraldo intervém por reforma emergencial de escolas
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está intervindo pela revitalização de escolas estaduais de Dourados. Nesta segunda-feira o parlamentar recebeu relatório da Escola Menodora Fialho de Figueiredo. Apesar de ter passado por uma reforma em 2009, a unidade precisa de recursos para melhorias emergenciais na estrutura física.
De acordo com a diretora da escola, Estela Maris Kolinski o principal problema hoje da escola está no telhado de canaletão. A estrutura está cedendo ocorrendo envergadura e ocasionando o acúmulo de água da chuva e gerando goteiras em salas de aula. Além disso, segundo a diretora, a água acumulada acaba se tornando um criadouro do mosquito da dengue. “Por várias vezes tivemos que suspender a aula porque a sala estava gotejando”, destaca.
Outro problema relatado está na parte física. Segundo a diretora, não existe portões nas duas entradas centrais da escola, que fica exposta a ações de vandalismo. Os muros aos fundos são baixos, possibilitando o acesso de pessoas estranhas ao ambiente escolar, como aliciadores. A diretora conta que 12 alunos este ano receberam ameaças de grupos de pessoas que invadem o colégio. A diretora alega ainda que é necessária a cobertura da quadra esportiva e a canalização da saída da água, uma vez que quando chove alaga todo o espaço de educação física.
O deputado Geraldo Resende disse que vai “abraçar” a causa da escola Menodora e que vai interceder junto ao governo do Estado para um convênio no valor de R$ 150 mil que é realizado em parceria com a Associação de Pais e Mestres das escolas. Em 2010 o deputado, através de sua assessoria, realizou um levantamento sobre a situação das escolas estaduais do Estado. O parlamentar intercedeu por cerca de 300 unidades em MS. De lá para cá, mais de 260 foram reformadas pelo governo do Estado.