Geraldo garante publicação de Catálogo turístico do MS
O deputado Geraldo Resende (PMDB) participou nesta segunda-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais do Turismo de Mato Grosso do Sul. No evento foi lançado o Catálogo das Regiões Turísticas do Estado. O objetivo do encontro foi também subsidiar os novos gestores públicos, técnicos e profissionais do setor com informações sobre programas e ações estaduais e nacionais que amparam a gestão municipal.
Em 2012, o parlamentar garantiu o pagamento a Fundação de Turismo do Estado o valor de R$ 150 mil para a impressão dos Catálogos que apresentam a potencialidade de 10 regiões de Mato Grosso do Sul. “Esse foi apenas um dos recursos que conquistamos para fomentar o turismo. Na mesma época, viabilizamos o valor de R$ 120 mil para a impressão de Guias Gastronômicos, evidenciando a atratividade de nossa cozinha”, explicou Geraldo.
Segundo a diretora presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o encontro foi uma oportunidade para apresentar aos gestores dos municípios e técnicos, os projetos e programas desenvolvidos pelo Estado em consonância com o Governo Federal para o desenvolvimento do turismo no Estado, na oportunidade também foi apresentada a equipe técnica da Fundação de Turismo. “Oportuna ocasião para dialogar e trocar informações com o setor responsável pelo turismo. O encontro ocorreu para integrar e aproximar os municípios”, destacou.
Conforme Nilde Brun, a missão do Governo do Estado na política de desenvolvimento do turismo é dividida em um tripé de atuação: Infraestrutura, Capacitação/Sensibilização e Marketing. Entre as ações estão:planejamento estratégico voltado ao processo contínuo de ações integradas, coordenadas e orientadas para transformar em realidade as oportunidades de desenvolvimento turístico dos municípios, frente as suas potencialidades turísticas.
“O turismo é o segmento econômico que mais emprega no mundo. Planejar e capacitar os gestores em turismo é garantir emprego e renda na ponta. Realizar esta ação prevendo o fornecimento de informações, promovendo nossas riquezas e sendo balizados pela preocupação com a sustentabilidade é o nosso papel”, finaliza o Parlamentar.