Geraldo é o 1° candidato de MS cadastrado no site Ficha Limpa

O deputado federal Geraldo Resende, tornou-se, nesta segunda-feira (23), o primeiro candidato de Mato Grosso do Sul a se cadastrar no site Ficha Limpa. Em âmbito nacional, Geraldo é o 41° agente político do país a ter o cadastro aprovado para figurar na lista dos candidatos ‘fichas limpas’, ou seja, que não possuem qualquer tipo de restrição junto ao poder judiciário.

Para Geraldo, a inclusão de seu nome no site Ficha Limpa reafirma a postura de transparência e lisura adotada em todos os cargos públicos que ocupou desde início de sua trajetória política, quando foi vereador, deputado estadual, secretário estadual de saúde e durante os dois mandatos como deputado federal. “Mais que discurso, comprovamos nossa condição de ficha limpa. Somos o primeiro agente político de Mato Grosso Sul que postula a um cargo público nessas eleições a ter o nome incluso na lista dos políticos ficha limpa do país”, comentou.

O site Ficha Limpa começou a ser formulado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto do Ficha Limpa seria aprovado no Congresso. O site foi idealizado pelo Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci).

Para entrar no site, a organização exige que os candidatos forneçam declarações de que não foram condenados por um colegiado nem renunciaram a mandato ou foram cassados. Além disso, os responsáveis pela página exigem a atualização semanal sobre o financiamento da campanha, incluindo os valores de arrecadação, despesas e os nomes dos doadores.

O site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br) conta também com um link para denúncias, que podem ser feitas por qualquer cidadão, após o preenchimento de um cadastro. Também deve ser apresentada uma prova da denúncia. As possíveis denúncias são recebidas pelo administrador do endereço e encaminhadas ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na página, há ainda um sistema de busca com filtros por nome, número no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto deputado estadual.


Geraldo está cadastrado em site que já teve mais de 100 mil visitas esse mês. (Foto: Ronney MInella)

Anterior
Anterior

Começa frente de asfalto no distrito de Vila Vargas

Próximo
Próximo

Geraldo reitera compromissos e pede votos em Bandeirantes