Geraldo e Murilo viabilizam Centro de Iniciação ao Esporte para Dourados
10/12/2013 14h46
Após participar de evento realizado na tarde desta terça-feira (10) em Brasília, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e o prefeito Murilo Zauith (PSB) confirmaram a conquista de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) para Dourados.
A solenidade foi presidida pelos ministros Aldo Rebelo (Esporte) e Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão). No evento, também foi reiterado que a instalação do CIE demandará um investimento de R$ 3,6 milhões em recursos federais.
O fato de Geraldo Resende ter feito amizade com Aldo Rebelo no período de militância estudantil, além da boa relação que o prefeito Murilo estabeleceu com o ministro na época em que ambos foram deputados federais, teve papel fundamental na conquista para Dourados. “O prefeito fez o cadastro e nos pediu que articulássemos que o mesmo fosse priorizado pelo ministro. Foi o que fizemos. A união de esforços trouxe o resultado positivo”, avaliou Geraldo.
Além do parlamentar e do prefeito Murilo Zauith, participaram da solenidade, ainda, o secretário municipal de Planejamento Gerson Schaustz e o vereador Pedro Pepa (DEM), que comemoraram a inclusão do município de Dourados na seleção anunciada pelos ministros.
Conquista
A confirmação boa notícia para Dourados é resultado de articulações que o parlamentar e o prefeito Murilo Zauith vinham fazendo junto ao Ministério do Esporte, tanto com o ministro Aldo Rebelo, quanto com o chefe de gabinete João Luiz dos Santos e com a chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério, Andréia Barbosa.
O CIE vai demandar o desenvolvimento de um Plano de Ação para o Esporte a ser formulado pelos municípios. Nas próximas semanas, as Administrações Municipais comprovarão a compatibilidade do terreno, apresentarão a documentação na Caixa Econômica Federal e assinaram o termo de compromisso.
Projeto
Em Dourados será implantado CIE modelo III, com ginásio poliesportivo, arquibancada para 195 pessoas, área administrativa com salas, vestiários, academia, sanitários, além de pista de atletismo.
A unidade do CIE terá 3,7 mil metros quadrados de área construída para a prática de esgrima, ginástica, taekwondo, vôlei de praia, lutas, tênis de mesa, basquete, handbol, badminton, tênis de mesa, vôlei, judô, atletismo, além de esportes paralímpicos, como esgrima de cadeira de rodas, halterofilismo, dentre outros.
Os Centros de Iniciação ao Esporte pertencem à ação de infraestrutura esportiva da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil.
Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.
Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo: