Geraldo destaca reinicio das obras do Entreposto do Peixe
O deputado Geraldo Resende destaca como positiva a decisão do prefeitoMurilo Zauith em retomar a construção do entreposto de peixe. A obraestá localizada na BR-163, saída para Campo Grande, próximo ao trevode acesso a Fátima do Sul. Segundo Geraldo, o projeto buscadesenvolver o setor e expandir toda a cadeia produtiva na grandeDourados.
A implantação do frigorífico é uma proposta que vem sendo defendidapor Geraldo desde 2007 quando os dirigentes da cooperativa solicitaramo seu apoio na tramitação de projeto que foi elaborado pelaPrefeitura, na gestão do então prefeito Laerte Tetila (PT). A partirdeste trabalho, Geraldo conseguiu a liberação de R$ 997.546,00 emmarço de 2009 pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SEAP), dogoverno federal. Apesar disso, durante toda a gestão do ex-prefeitoAri Artuzi, as obras ficaram paralisadas.
Os recursos viabilizados por Geraldo serão aplicados na construção detanque e estruturação de frigorífico de peixe, além de programas decapacitação, normatização da piscicultura, comercialização e fomento aoutras atividades da cadeia produtiva. O projeto alcançaaproximadamente 300 piscicultores. De acordo com a prefeitura ospilares de pré-moldado já foram entregues e começam a ser instaladosnos próximos dias.
O prédio do setor administrativo já está sendo coberto e agora começaser levantada a estrutura do barracão do abatedouro. No total serão1.625,57 metros quadrados de área construída, numa área total deaproximadamente 35 mil m². O abatedouro, além de trazer benefíciospara a classe, ainda vai oferecer pelo menos 1.500 empregos, entrediretos e indiretos.
Quando o frigorífico estiver pronto, produtor vai entregar o peixe nolocal, onde o pescado será limpo e embalado, saindo pronto para sercomercializado, inclusive com o selo do serviço de inspeção. Acapacidade para produção será de 5 toneladas por dia.