Geraldo cobra do Ministério reestruturação da saúde indígena

Em 2010 foi criada a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) assumindo as atribuições da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

O deputado Geraldo Resende (PMDB) se reuniu com o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, nesta quarta-feira (20). Resende apresentou um relatório contendo um estudo da Administração Municipal de Dourados, matérias jornalísticas, manifestos coletivos indígenas retratando a atualidade da saúde nas aldeias Jaguapirú e Bororó.

O parlamentar defendeu que a situação da assistência á saúde indígena piorou com a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). “Havia uma expectativa muito grande que com a SESAI a partir de 2010, a situação das aldeias e reservas indígenas melhorasse. Acreditávamos que a Secretaria iria organizar o subsistema indígena no SUS, que haveria uma maior estruturação, mas o que presenciamos é um sucateamento generalizado”.

Na correspondência entregue pelo deputado ao secretário, o parlamentar evidenciou a falta de manutenção das ambulâncias e dos prédios, a necessidade de aquisição de novos veículos, a falta de material em postos de saúde, o sucateamento das estruturas físicas e outras deficiências relatadas pelas lideranças indígenas. “Os índios também afirmaram que os funcionários passam por outros constrangimentos, como por exemplo o salário defasado dos Agentes Comunitários Indígenas de Saúde em comparação aos Agentes não índios”.

Para Antônio Alves “o atendimento a saúde indígena avançou se comparado ao momento anterior à criação da SESAI”. O secretário vai marcar uma agenda em Mato Grosso do Sul para averiguar no local as demandas apresentadas pelo parlamentar.

“Estou a disposição para trabalhar por mais recursos e para mais atenção aos nossos indígenas. Porém acredito que a crise da assistência a saúde de nossos povos tradicionais não seja uma particularidade sul-mato-grossense”, finalizou Geraldo.



Anterior
Anterior

Itaquiraí recebe recursos para aquisição de trator e implementos

Próximo
Próximo

Parecer é aprovado e projeto que obriga vacina contra HPV avança na Câmara