Ferrovia que liga Estrela D’Oeste (SP) a Dourados será licitada em outubro

A EF 267 conclui nesta quinta-feira (08) as consultas públicas para a finalização do projeto do traçado de 659 quilômetros

Segundo o cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o plano de outorga da Estrada de Ferro (EF) 267 será encaminhado em setembro para o Ministério dos Transportes e a licitação se dará em outubro. O processo de concessão visa à construção e administração das linhas férreas pela iniciativa privada.

A informação foi divulgada pelo deputado Geraldo Resende (PMDB), que esteve em audiência, na tarde desta quarta-feira (07), com o diretor da ANTT Carlos Nascimento. Na reunião, foram tratados também os detalhes da Audiência Pública, que será realizada em Campo Grande, como terceira e última etapa de consultas públicas para a finalização do traçado já aprovado, em termos de viabilidade e ambientais.

Além de Dourados, as cidades sul-mato-grossenses de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis, serão contempladas com o traçado do ramal ferroviário, que fará o percurso entre Estrela D’Oeste (SP), onde se bifurcará com a futura linha da Norte-Sul, passando por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná. Serão investidos nesta ação cerca de R$ 4,1 bilhões.

“Desde 2011, realizamos reuniões com os então ministros dos Transportes Alfredo Nascimento e Paulo Passos, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo, além de representantes e técnicos da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias para hoje, estarmos participando deste momento histórico para o nosso Estado”, comemorou o deputado, que é vice-presidente da Frente Parlamentar das ferrovias.

EF 484

Outra ferrovia que também cortará o Estado do Mato Grosso do Sul é a EF 484, que partirá de Maracajú, passando por Dourados, transformando o município em um entroncamento, e seguindo em direção à Lapa, no Paraná. A Ferro Oeste deve passar pelo processo licitatório na primeira quinzena de janeiro do próximo ano, dependendo apenas de uma última Audiência Pública.

O trajeto que liga Dourados (MS) a Lapa (PR), saindo de Maracaju passará também por Itaporã, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. Esta ferrovia significará um investimento de R$ 7,2 bilhões.As linhas férreas previstas para Mato Grosso do Sul, a EF 484 e a EF 267 são de bitola larga, com o tamanho de 1,6 metro, possibilitando a ligação contínua com os demais ramais, ligando as cidades do Estado aos grandes centros do País, assim como ao Nordeste e ao Norte. “Continuarei lutando para que, até 2019, nossa rica produção agropecuária esteja sendo transportada por este modal, conferindo economia na logística de transporte e segurança nas estradas”, finalizou Resende.


Diretor da ANTT divulga ao deputado Geraldo Resende o cronograma das EF's 297 e 484

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