Geraldo Resende destaca visita de Lula
O deputado federal Geraldo Resende destacou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Dourados nesta terça-feira (24) como resultado de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “O presidente somente está vindo a Dourados como resultado deste trabalho”, salienta.
Além da luta pela implantação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e de emendas para obras na instituição, Geraldo foi o responsável pelo encaminhamento do projeto de duplicação da BR-163, obras que serão entregues por Lula.
Na semana passada, Geraldo Resende foi comunicado oficialmente sobre a visita que o presidente a Dourados. A agenda presidencial prevê desembarque de Lula no aeroporto às 9h30, seguindo para a BR-163, onde haverá visita e inauguração das obras de duplicação e restauração, prevista para as 10h30.Da BR-163, a comitiva seguirá para a UFGD, onde, às 11h30 haverá a cerimônia de inauguração da quadra coberta poliesportiva, restaurante universitário, centro de educação infantil e auditório da Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Após a cerimônia, o presidente seguirá para Campo Grande.
Na capital, o presidente Lula estará às 15h00, na cerimônia de inauguração do Projeto de Urbanização de Favelas nas bacias dos córregos Cabaça e Segredo/PAC (unidades habitacionais e parques lineares) e na assinatura de ordem de início de serviço das obras do contorno rodoviário de Campo Grande.
Lutas
Para Geraldo Resende, a entrega de obras na UFGD e da duplicação da BR-163 coroa lutas históricas da população douradense. O parlamentar, que foi autor de projeto de lei que possibilitou as articulações políticas pela criação da UFGD, usa uma frase de Raul Seixas para expressar sua avaliação sobre o assunto: “sonho que se sonha junto é realidade”.
“Hoje, milhares de estudantes que antes tinham que ir para outros Estados para poderem fazer um curso superior, hoje tem a possibilidade de fazê-lo em Dourados, pois têm acesso a um ensino gratuito e de qualidade”, afirma. “Não é por acaso que muitos já estão percebendo que há uma história de antes e outra de depois da UFGD”.
Sobre a BR-163, Geraldo também enfatiza a importância do trabalho perseverante. “A duplicação dessa rodovia na travessia de Dourados era uma necessidade. A obra estava parada havia oito anos, mas tomamos como empreitada a sua conclusão. Fomos atrás e conseguimos diversas parcerias que sensibilizaram o governo federal. Por meio de nossa ação, hoje o presidente Lula pode dar mais esse presente à população douradense”. Para viabilizar a duplicação, Geraldo Resende articulou, no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, recursos da ordem de R$ 22 milhões, garantindo a melhoria para o trecho que vai da Embrapa, na saída para Caarapó, até o distrito de Vila Vargas.