Ministro diz que Hospital da Mulher e da Criança coroa luta de Geraldo Resende

22/08/2017 12h22

Após dar ordem de início de serviço para as obras de construção do Hospital da Mulher e da Criança segunda-feira (21) em Dourados, o ministro da Educação Mendonça Filho disse que a conquista coroa uma luta do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Durante o pronunciamento que fez no auditório do Hospital Universitário, o ministro disse que Geraldo "lutou muito por essa obra, foi realmente uma pessoa que não cessou, não se entregou e foi obstinado". Ao dirigir-se ao parlamentar, complementou: "Parabéns. Você é um guerreiro, um lutador e merece o nosso aplauso e o nosso reconhecimento por isso".

O ato contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais; a reitora da UFGD, Liane Maria Calarge; os deputados federais Geraldo Resende e Tereza Cristina; os senadores Simone Tebet e Pedro Chaves; o governador Reinaldo Azambuja; a prefeita Délia Razuk; os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara; a presidente da Câmara Municipal, Daniela Hall; prefeitos e vereadores de diversos municípios.

Todos as autoridades que usaram da palavra, citaram a importância do Hospital da Mulher e da Criança, e a grande necessidade da obra para diminuir os problemas na área de saúde em uma região composta por 34 municípios. O trabalho de Geraldo Resende também foi enaltecido por todos os que discursaram.

O ministro Mendonça Filho complementou sua fala salientando que por diversas vezes, o deputado Geraldo Resende esteve em seu gabinete tratando do assunto. "Ele relatou por várias vezes o drama, o sacrifício, a luta de Dourados para viabilizar o Hospital da Mulher e da Criança; falou as frustrações vividas por ele. Ele muitas vezes até se exaltava, ficava nervoso, ficava, como se diz no Pernambuco, "aperreado". Muito aperreado. Ele esteve com o presidente Temer, pediu o apoio do presidente para levar adiante essa obra e o presidente me pediu para viabilizar orçamentariamente a liberação dos recursos. Nós conversamos com o presidente da Ebserh Kleber Morais, e felizmente encontramos a solução".

Outro depoimento contundente sobre a luta do parlamentar pelo Hospital da Mulher e da Criança foi dado, durante o evento, pela superintendente do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mariana Croda. "Quero agradecer toda a bancada de Mato Grosso do Sul, mas em especial o deputado Geraldo Resende, porque eu acho que simplificou todos os percalços pelos quais nós passamos. Eu cheguei, confesso, a quase desistir, a achar que esse sonho era grande demais para pessoas tão pequenas. E o deputado nunca deixou. Ele realmente reacendeu a esperança, colocou a gente para lutar".

Mariana Croda disse que por diversas vezes o deputado a chamou em Brasília para tratar do assunto, tendo sido recebida por cinco vezes pelo ministro da Educação. "No momento em que o deputado pedia, estávamos lá o ministro nos recebia e sempre foi muito claro: até aqui dá, até aqui não dá... se der, vamos fazer. Quando a gente (sic) chegou para o ministro e falou assim: vai dar. Tem planejamento, tem gestão, o hospital tem cinco engenheiros, o ensino precisa, a população precisa, o ministro realmente falou isso: eu estou me comprometendo. E realmente ele cumpriu".

Conquista

Falando em nome da bancada federal, o deputado federal Geraldo Resende disse que estava vivendo um dos momentos mais felizes de sua vida, coroando uma luta que começou em 2009 e que finalmente está se tornando realidade. Ele agradeceu o apoio que recebeu de outros membros da bancada na viabilização de recursos que, embora não tivessem se concretizado, foram importantes para consolidar a luta. Ele citou especificamente os deputados federais Carlos Marun, Tereza Cristina e Henrique Mandetta, e os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet.

Geraldo também agradeceu ao govenador Reinaldo Azambuja e ao deputado estadual Zé Teixeira, que também tiveram falas durante o evento. Segundo o parlamentar, o deputado teve papel fundamental na doação da área onde será construído o Hospital da Mulher e da Criança, solicitação prontamente atendida pelo governo do Estado.


Ministro se dirige ao deputado Geraldo Resende:

Anterior
Anterior

“Pedrossian realizou obras estruturantes para o Estado”, diz Geraldo Resende

Próximo
Próximo

Geraldo traz ministro para lançar Hospital da Mulher e inaugurar escola