Geraldo Resende anuncia a construção de três novas escolas estaduais em Dourados

31/03/2014 10h20

Como resultado das articulações do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto ao governador André Puccinelli, à secretária estadual de Educação Nilene Badeca e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo do Estado deu início ao processo licitatório para a construção de três novas escolas em Dourados. Uma será na Vila Roma (Grande Jardim Flórida), outra no Distrito de Indápolis e uma terceira no Conjunto Habitacional Dioclécio Artuzi.

Em publicação no Diário Oficial do Estado, de número 8.644, de 27 de março, o Estado abre a concorrência para a construção de uma escola com 14 salas de aula e de quadra de esportes coberta com arquibancada na Vila Roma, de acordo com o padrão da Secretaria de Educação do Estado. No mesmo edital, dá início ao processo licitatório para a edificação de estabelecimento semelhante no Distrito de Indápolis. A abertura das propostas será no dia 28 de abril próximo.

No Diário Oficial 8.645, de 28 de março o governo publicou o aviso de lançamento de licitação, na modalidade concorrência, para a construção de escola, no mesmo padrão, com quadra de esportes coberta no Residencial Dioclécio Artuzi. A abertura dos envelopes será no próximo dia 29 de abril.

Desde 2008

As gestões pela construção dos novos estabelecimentos vem desde 2008, quando Geraldo Resende encomendou levantamentos sobre o déficit escolar nas diversas regiões de Dourados e de outros municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é suprir a demanda por vagas no ensino médio, principalmente em localidades com grande número de crianças e jovens que concluem o ensino fundamental e têm que se deslocar grandes distâncias para dar continuidade aos estudos.

Além de outras formas de articulação, em 2008 o parlamentar enviou ofício ao governador André Puccinelli, solicitando a regularização do terreno da Escola Estadual São José, no Distrito de Indápolis. “Lembramos que após a regularização do terreno, a Escola necessita ser readequada fisicamente às necessidades de funcionamento (...) futuramente poderá ser deslocado o ensino médio, que atualmente funciona na Escola Dom Bosco, cujo prédio é lotado pelo Estado”.

Em 2010, à então prefeita-interina Délia Razuk, o deputado entregou o ofício número 312/2010, de 22 de novembro daquele ano, solicitando a doação de uma área no Grande Jardim Itália, para a construção de uma escola de ensino médio. “É imprescindível a doação de área, com no mínimo 10.000 metros quadrados, para o complexo educacional pretendido”.

Na oportunidade, o parlamentar explicou que o Grande Jardim Flórida é uma região que “congrega cerca de dez bairros, com uma população estimada em mais de quinze mil pessoas e que ainda não foi contemplada com uma Unidade Escolar de Ensino Médio. (...) É servida por cinco escolas municipais onde estudam cerca de 3.200 alunos. Todavia, quando passam para o Ensino Médio, precisam deslocar-se alguns quilômetros para chegar a uma das Escolas de Ensino Médio Estadual, que é a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, no Jardim Aurora, de um lado, ou do outro, a Escola Estadual Pastor Daniel Berg, na Vila Amaral”.

Entre as demais ações para Dourados na área educacional, o parlamentar contabiliza os recursos para a reconstrução da Escola Presidente Vargas e da Escola do Jóquei Clube (ambas em fase final), a construção de uma Escola do Brasil Profissionalizado, a implantação do Instituto Técnico Federal (ambas em andamento), a reconstrução da Escola Indígena Guateka (agora com a implantação de uma quadra de esportes e de salas para ensino profissionalizante, em andamento), além de recursos para a construção uma nova quadra de esportes na Escola Menodora e de novas salas de aula nas Escola Ramona da Silva Pedroso e Castro Alves (a iniciar) e a reforma de diversas escolas estaduais (já concluídas).

Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende, clicando no link abaixo:


Novas unidades escolares vão seguir padrão da Escola do Jóquei Clube, em fase final de construção em Dourados

Anterior
Anterior

Geraldo e Murilo inauguram Clínica da Mulher nesta sexta-feira feira, dia 4

Próximo
Próximo

Lançados 32 km de asfalto e 11 km de drenagem em Dourados