Geraldo cobra mais segurança para a Escola José Pereira Lins, no Jóquei Clube
03/02/2016 17h11
O deputado federal Geraldo Resende está oficiando ao governo do Estado, solicitando ações de segurança para a Escola Estadual José Pereira Lins, situada no Bairro Jóquei Clube. O parlamentar pede a aquisição e instalação de sistema de vigilância e monitoramento, com CFTI - circuito fechado de televisão e monitoramento de câmeras, tendo em vista o elevado índice de violência, vandalismo e furtos que ocorreram na Escola desde fevereiro de 2015.
Segundo o parlamentar, além dos prejuízos materiais nas instalações e equipamentos, também a segurança pessoal dos docentes e alunos tem sido prejudicada, uma vez que apenas um guarda patrimonial presta serviços na Escola.
Recentemente a diretora Sandra Saldivar Oviedo e as professoras Zunilda da Silveira e Viviane Duarte estiveram no gabinete do deputado solicitando apoio na luta por ações de segurança. “Em pouco mais de um ano em funcionamento, a escola já foi alvo sete vezes de furtos e vandalismo”, relataram as educadoras.
Nesse período, ocorreu arrombamento de portas, móveis e bebedouro foram danificados, além de furtos de peças de computadores, utensílios de cozinha e até alimentos que são usados na merenda escolar. “O pior é que a comunidade escolar tem dificuldades financeiras para fazer a reposição dos objetos furtados e danificados pelos vândalos”, salienta o deputado.
Geraldo Resende foi o responsável pela viabilização dos recursos junto ao Ministério da Educação e o Governo do Estado, para a construção daquele estabelecimento de ensino. A escola conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca e área administrativa e tem capacidade para atender 1,2 mil alunos.
Outras escolas
Geraldo Resende também está solicitando providências quanto a outras escolas em funcionamento ou em construção em Dourados. Pede, por exemplo, o início da construção de duas salas de aula na Escola Estadual Castro Alves, para a qual viabilizou R$ 159.164,94; e a construção de um laboratório de ciências e informática e uma sala de aula na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, com recursos de R$ 275.769,50 que também conquistou junto ao Governo Federal.
O parlamentar reforça o pedido de ações emergenciais na Escola Estadual Dom Bosco, situada em Indápolis. Segundo ele, a escola conta com aproximadamente 500 alunos e o prédio alugado apresenta-se em situação precária, com infiltrações, goteiras, alagamentos.
“A estrutura da cobertura ameaça ruir, colocando em risco os profissionais e alunos da Escola”, salienta. Ele também pede rapidez nas obras de construção do novo prédio da Escola Estadual Joaquim Vaz de Oliveira, já em fase de acabamento “cujo término poderá possibilitar o mais breve possível a utilização das novas instalações pela comunidade escolar do Distrito de Indápolis”.
Geraldo Resende também está oficiando ao governo do Estado, solicitando a aquisição e instalação de ar condicionado, equipamentos de som e vídeo, para “anfiteatro Celso Muller do Amaral” da Escola Estadual Presidente Vargas, que embora seja uma construção nova, não dispõe dessas melhorias.
O parlamentar ainda cobra, do governo do Estado, a continuidade e conclusão das obras de construção de escola estadual de ensino médio no Conjunto Residencial Dioclésio Artuzi, além de uma visita de inspeção nas obras de construção de escola estadual no Residencial Vila Roma; quadra poliesportiva na Escola Estadual Menodora; e construção de Escola do Programa Brasil Profissionalizado, no Parque Ambiental Rego da Água, em Dourados.