Garantida Escola Técnica Federal para Dourados
Garantida Escola Técnica Federal para Dourados, Naviraí e Jardim
A presidente da República Dilma Roussef deve anunciar, logo mais às 10h00 (11h00 no horário de Brasília), a expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica em todo o país, cujo evento acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília. O deputado federal Geraldo Resende, coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, disse que na oportunidade será dada a garantia final da implantação de uma Escola Técnica Federal em Dourados, Naviraí e Jardim.
“Fico imensamente feliz em ver que uma luta que iniciei desde o meu primeiro mandato como deputado federal e que tem o apoio de toda a bancada, está sendo encaminhada para se tornar realidade, vislumbrando a possibilidade de formação profissional para milhares de jovens da Região da Grande Dourados”, salienta Geraldo Resende, lembrando que a sinalização de que esses municípios seriam incluídos no plano de expansão da Rede Técnica Federal já havia sido dada no final do ano passado.
Geraldo Resende lembrou que em dia 3 de novembro do ano passado, recebeu em seu gabinete em Brasília o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcus Aurélius Stier Serpe. Na oportunidade, obteve a garantia de que Dourados será mesmo incluído, como prioridade, na terceira fase de expansão do programa de rede federal de Educação Profissional, que prevê a construção de sete a oito novas unidades no Estado.
Luta
Já naquele encontro, Geraldo Resende rememorou a luta pela implantação desta unidade lembrando que uma das primeiras intervenções que fez em favor da Escola Técnica em Dourados foi a emenda ao Projeto de Lei N.º 7.268/2006, apresentada em 12 de março de 2007 na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, com o seguinte teor: “A atual Escola Agrotécnica de Dourados – MS, criada nos termos da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993, fica transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, nos termos da Lei n.º 8.948, de 8 de dezembro de 1994”.
Prosseguindo nas intervenções em favor desta conquista, em 19 de abril de 2007 Geraldo Resende fez outra emenda ao mesmo PL, nos mesmos termos, desta vez na Comissão de Educação e Cultura. Em 16 de março de 2009, em conjunto unto com os deputados Antonio Carlos Biffi, Dagoberto Nogueira, Vander Loubet e os então deputados federais Nelson Trad, Waldir Neves, Waldemir Moka e Antonio Cruz, apresentou o Projeto de Lei 5075/2009 dispondo sobre a instituição de “Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)”.
Ainda em abril de 2009, Geraldo Resende endereçou um requerimento assinado por toda a bancada ao ministro da Educação Fernando Haddad, sugerindo a criação da Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como o encaminhamento de projeto de lei ao Congresso Nacional, instituindo a respectiva Escola, definindo a natureza jurídica, criando os cargos necessários à sua efetiva implantação e a previsão de recursos na Lei Orçamentária da União, visando a sua instalação e funcionamento.
“Esses são apenas alguns exemplos da luta que vimos desenvolvendo, sem falar em artigos de jornais, pronunciamentos e matérias na imprensa, o que nos faz expressar a alegria em ver que esse trabalho está tendo resultado positivo, salientando que Dourados, que é pólo de uma região que está se transformando em sucroalcooleira, poderá oferecer outras alternativas de profissionalização para atender à demanda de um mercado de trabalho sempre crescente”, avalia o deputado.