Escola Profissionalizante tem área definida em Dourados
Atendendo insistentes pedidos do deputado federal, Geraldo Resende (PMDB), a secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, esteve em Dourados para, entre outros assuntos, tratar da liberação do terreno para a construção e implantação da Escola Técnica Profissionalizante do Programa “Brasil Profissionalizado”, conquistada por ação do deputado, junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Durante a visita de trabalho, Nilene manteve audiência com a prefeita Délia Razuk (PMDB), e com a secretária municipal de Educação, Margarida Gaigher. Posteriormente, esteve no Escritório Político de Geraldo Resende onde confirmou que, tratou, especialmente, de agilizar os trâmites burocráticos para a instalação da escola técnica conquistada para Dourados pelo deputado.
Nilene explicou que, conforme solicitação de Geraldo Resende, pediu à administração municipal que encaminhe o mais rápido possível à Câmara Municipal de Vereadores, projeto de lei autorizando o Município de Dourados a doar uma área ao Estado, já escolhida e aprovada pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, situada na rua Presidente Kennedy, esquina com a rua Coronel Ponciano, para acelerar o processo de implantação da moderna escola técnica.
“Destacamos a importância do Programa Brasil Profissionalizado e também colocamos à disposição da Prefeitura de Dourados, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, para apresentar o plano da escola técnica aos vereadores”, explicou Nilene. A secretária também garantiu que alertou a prefeita Délia Razuk sobre a necessidade da aprovação do projeto de lei em regime de urgência, para que os processos licitatórios não sofram atrasos.
Ao avaliar a ação da Secretária de Estado da Educação, Maria Nilene Badeca, na busca de agilidade na disponibilização da área para a Escola Técnica Profissionalizante de Dourados, o deputado Geraldo Resende considerou positiva a intervenção da secretária e, sobretudo, elogiou sua disposição em acelerar o encaminhamento do projeto.
Ao mesmo tempo, o parlamentar destacou o compromisso da prefeita, Délia Razuk, que mostrou interesse em aprovar a doação de área ao Estado, para que a escola técnica possa ser uma realidade em Dourados. “A área destinada, próxima ao terminal rodoviário, ao lado do Parque Antenor Martins, onde hoje existe a praça Baltazar Marques, realmente é um ponto estratégico e por ser área central, vêm ao encontro de tudo o que propomos”, salienta Geraldo.
Luta Incansável
“Há mais de dois anos nós estamos empreendendo uma luta incansável para contemplar Dourados com os recursos necessários à construção e implantação de uma moderna Escola Técnica Profissionalizante. Conseguimos inserir Dourados no Programa Brasil Profissionalizado num investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. O projeto padrão prevê uma escola com 12 salas de aulas, 6 laboratórios básicos, auditório, biblioteca, refeitório e área de convivência, quadra poliesportiva coberta, e 2 grandes laboratórios”, observa o deputado.
Os investimentos para a implantação da Escola Técnica Profissionalizante são do Governo Federal, através do MEC. A contrapartida será do Governo do Estado, que ficará responsável em monitorar o programa, realizar os cursos públicos e gestionar a atividade escolar, visando a preparação do jovem para o mercado de trabalho. Ao Município cabe a destinação da área e, neste caso em especial, também deverá fazer a terraplenagem do terreno, conforme solicitação do MEC.
Ao justificar a insistência na agilização dos trâmites burocráticos visando à instalação da escola técnico profissionalizante em Dourados, Geraldo Resende destacou a necessidade dessa estrutura para ajudar na formação de mão de obra profissional para as demandas que a economia do município e da região vem apresentando. “Esta escola será mais uma importante opção de ensino, pois, terá aproximadamente 500 vagas, com as aulas do ensino médio sendo integrada à educação profissional.
Devido à forte característica do agronegócio, serão priorizados cursos relacionados ao biocombustível, informática e manutenção de máquinas, com os cursos sendo alterados de acordo com a demanda. Portanto, é mais uma ação nosso em prol da Educação que, sobretudo, garantirá ao futuro aluno a conquista do tão sonhado emprego”, finaliza o deputado Geraldo Resende.