Em debate, Geraldo defende piso salarial para professores

Deputado participa de debate no SIMTED e fala de seu trabalho e propostas de mandato em Brasília

Em debate realizado segunda-feira (13) pelo Simted (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Dourados), o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) defendeu diversos pontos reivindicados pela categoria dos educadores em âmbito nacional, como o piso salarial nacional e a aplicação integral dos recursos constitucionais para a educação.

Durante o evento, o deputado também condenou o provável desvio de recursos na administração municipal e anunciou que vai ingressar com uma PFC (Proposta de Fiscalização e Controle) para apurar denúncias nesse sentido, relativa aos anos 2007, 2008, 2009 e 2010.

No debate, Geraldo Resende foi bastante aplaudido ao defender a aplicação da lei 11.738, que estipula o pagamento de piso salarial para todos os professores do país. Para Geraldo, que, como membro suplente da Comissão de Educação da Câmara participou ativamente dos debates que resultaram a criação da lei, a aplicação cria um novo ‘paradigma’ de defesa da educação básica e professores.

“Na época, fui o único parlamentar de Dourados que participou dos debates que resultaram na aprovação do piso salarial para os professores no Congresso Federal. A lei define tanto a carga horária adequada ao trabalho dos professores em sala de aula e horas atividades, quanto ao reajuste anual que deve ser feito com base no referencial custo-aluno. Votei a favor desse projeto e vou continuar defendendo melhores salários e condições de trabalho para os professores de todo o país”, destacou Geraldo.

O deputado também defendeu a aplicação integral dos recursos destinados à Educação, que hoje, segundo a Constituição Federal, devem chegar a 25% do total arrecadado pelos Estados e municípios. Já ao governo Federal, cabe a aplicação de 18% do Orçamento-Geral da União. “Sou testemunha ocular do poder transformador da educação. Através ensino público, tive a oportunidade de freqüentar os bancos universitários e me tornar médico. Por isso, sou defensor frenético da melhoria da Educação e da ampliação de seus recursos”, relatou Geraldo.

Fiscalização

Geraldo também comentou sobre as denúncias de desvio dos recursos destinados pelo governo federal para a Educação em Dourados. O parlamentar afirmou aos professores, que além da PFC, nos próximos dias irá protocolar no Ministério da Educação e no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) um pedido de auditoria nas contas da Prefeitura de Dourados durante os últimos quatro anos.


Deputado Geraldo fala de suas propostas em debate no Simted. (Foto: Assessoria)

Anterior
Anterior

Angélica ganha posto de saúde na Praça Central da cidade

Próximo
Próximo

Geraldo garante 1ª Vila Olímpica do país a Dourados