Dourados receberá oito novas creches
Boa notícia para a população de Dourados, principalmente, para as centenas de mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos: o plano de ampliação da rede de creches, anunciado pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (15), prevê a construção de oito escolas neste município. O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) comemora o anúncio que, para ele, é um sinal de cuidado não apenas com as famílias douradenses, mas com “o futuro do país”.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), são mais 18 mil crianças com idades entre zero e cinco anos apenas em Dourados. Mas o número atual de instituições públicas voltadas para a educação infantil não é suficiente. O déficit é de 26 creches no município.
“As creches são fundamentais para o futuro das nossas crianças e do país. Elas receberão estímulos pedagógicos essenciais para uma base sólida”, prevê Resende.
Em todo o Estado serão construídas 54 creches. Os municípios selecionados precisam se manifestar junto ao MEC para efetivar a confirmação. A escolha das cidades utilizou como base critérios socioeconômicos, populacionais e de disponibilidade de equipamentos públicos.
Os municípios interessados em implantar as creches devem apresentar, como contrapartida, terreno com as especificações do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 21 já estão em construção no Mato Grosso do Sul.
Em todo o país, 1.466 municípios serão contemplados com a construção de quase cinco mil unidades. Já estão em construção outras 1.484 instituições em 1.040 municípios. A meta do Governo Federal é chegar a seis mil unidades de ensino infantil até 2014.