Geraldo quer agilidade em projeto de duplicação da Guaicurus
Em audiência com governador André Puccinelli, deputado sugeriu apresentação do projeto executivo até o final deste mês
Um dos temas discutidos entre o deputado federal Geraldo Resende e o governador André Puccinelli no encontro realizado no final de outubro para discutir o andamento de diversas obras para o município de Dourados, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) também solicitou a apresentação do projeto executivo que prevê a duplicação de um trecho de 14 quilômetros da rodovia MS-162, conhecida como Avenida Guaicurus.
A expectativa de Geraldo é de que o projeto executivo esteja pronto para ser apresentado até o final de novembro à população de Dourados e as entidades estudantis que encabeçaram a luta pela duplicação da Avenida Guaicurus. O projeto executivo está sendo elaborado pela empresa Via MS Engenh e Consult Ltda, de Campo Grande.
O Governo do Estado espera iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2011. “No encontro que tive com o governador, debatemos uma pauta bastante extensa de projetos para Dourados, entre eles, o da duplicação da Avenida Guaicurus. O governador me garantiu que o projeto executivo está sendo finalizado e que ainda em novembro poderá ser apresentado a sociedade douradense e todas as entidades que lutaram por essa obra”, comentou o deputado. “Estabelecemos uma verdadeira parceria em favor de projetos estratégicos para nossa cidade”, salienta.
Geraldo Resende articula o compromisso pela duplicação da Avenida Guaicurus desde o ano passado, quando conclamou universitários e população em geral para se unir na luta pela melhoria. Atualmente, a via, que dá acesso a UEMS e UFGD (instituições públicas de ensino importantes), além do Exercito e Hospital Universitário não tem, segundo avaliação do deputado, estrutura para comportar o fluxo de veículos atual.
Segundo os estudantes, até 2014, serão aproximadamente 14 mil pessoas se deslocando diariamente à Cidade Universitária. “A Avenida Guaicurus, da forma como está hoje, não comporta a demanda atual de veículos que transitam pelo local, principalmente no horário de pico, que é um pouco antes do início das aulas das universidades estadual e federal”, avalia. Geraldo ainda afirma que a iluminação é deficiente, sendo necessário providenciar adequação de todo o trecho, desde o início da figueira até o aeroporto.
Geraldo lembra ainda que no dia 6 de novembro de 2009, participou de uma audiência de universitários, liderados pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes Fernando Machado e do ex-comandante da 4.ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, entre outras lideranças, com André Puccinelli, quando houve a entrega desta solicitação ao governador.
Anteriormente, porém, Geraldo já tinha enviado diversos ofícios e solicitações ao governo do Estado, apresentando a demanda da população douradense. A estimativa inicial é de que a duplicação da Avenida Guaicurus demande investimentos de R$ 14 milhões.