Dourados poderá ter duas Praças para jovens
A cidade de Dourados poderá ter duas Praças do Esporte e da Cultura (Pec’s) , ou da Juventude, como é mais conhecida. Uma delas, garantida em 2 de dezembro de 2010 pelo Ministério do Planejamento, será lançada ainda este mês e vai contemplar o bairro Parque das Nações I.
O coordenador da Bancada de Mato Grosso do Sul, deputado Geraldo Resende (PMDB) explica que a princípio o Estado foi contemplado com cinco Praças da Juventude. Elas vão beneficiar os municípios de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Dourados, cuja o lançamento da obra está previsto para esse mês. A conquista é resultado da intervenção em 2010 de Geraldo e da então Prefeita interina Délia Razuk.
Na primeira etapa do Programa, em 2010, a Prefeitura de Dourados, comandada por Délia, cadastrou o município para ser contemplado com a obra. “Antes disso, apesar de insistentes ofícios alertando o município sobre a possibilidade da Praça, não havíamos resposta, até pelo fato da admistração anterior estar passando pela crise de corrupção que levou para a cadeia boa parte de seus representantes. Assim que a Prefeita Délia assumiu a Prefeitura, nós comunicamos o fato pessoalmente a ela e prontamente nos atendeu. De nossa parte, além de fazer a intervenção no município, acompanhamos em Brasília todo o processo de aquisição, onde pudemos lutar pela liberação dos recursos o quanto antes”, lembra.
Geraldo Resende explica que o Ministério dos Esportes abrirá nos próximos meses novo cadastro para levar as Praças para municípios brasileiros. Atento a nova portaria, ele diz que Dourados poderá ser contemplada com mais uma Praça da Juventude. “Esperamos que haja o cadastro da Prefeitura para que possamos lutar em Brasília pelos recursos”, destaca.
O coordenador da bancada diz ainda que os recursos federais, destinados pelo Ministério dos Esportes somam R$ 1,9 milhão. “O objetivo das praças, que foram pensadas para o público jovem, é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho e políticas de prevenção violência e inclusão digital. Com isto, segundo ele, é possível promover a cidadania e tirar jovens e adolescentes das ruas ou em situação de vulnerabilidade que existe em Dourados”, destaca.
O Presidente do Conselho Municipal de Juventude, Gleiber Nascimento, explica que a garantia da Praça remete às articulações que vêm sendo feitas junto a Prefeitura desde 2010 pelo deputado Geraldo Resende, que abraçou a causa e encaminhou o pedido em Brasília. “Depois de assumir o compromisso com a juventude de Dourados, o deputado convenceu a prefeitura a realizar o cadastro e dois meses depois Dourados foi contemplada”, explica.
Segundo ele, os jovens são carentes de espaços para a prática de atividades esportivas, de lazer e culturais. “Tenho certeza que a partir de articulações como essa, Dourados vai incluir a juventude no processo de desenvolvimento”, comemora.
A PRAÇA
De acordo com o projeto, a Praça da Juventude que será construída na Rua Filomeno João Pires, no Parque das Nações I, vai contar com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, além de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.
Uma das reivindicações do Conselho da Juventude de Dourados, a construção da Praça da Juventude é um dos compromissos de Geraldo Resende, firmado com os jovens douradenses. “A pronta ação da prefeita Délia Razuk, à época, em determinar o cadastro da carta-consulta e também na definição da área onde será construída foi fundamental para que hoje pudéssemos estar comemorando o lançamento deste projeto pela atual administração”, conclui Geraldo.