Geraldo anuncia telefonia celular em Itahum e Assentamento Itamarati
19/09/2012 12h26
A empresa Vivo iniciou nesta quarta-feira (19), os serviços de telefonia e internet móvel 3G no Distrito de Itahum em Dourados. A informação é do Diretor de Relações Institucionais da Vivo, Enylson Flávio Martinzes Camolesi, que esteve reunido hoje com deputado Geraldo Resende (PMDB), em Brasília (DF).
De acordo com Camolesi, a empresa também irá iniciar os serviços de telefonia GSM nos assentamentos Itamarati I e II, em Ponta Porã, no próximo dia 25 de setembro.
“A partir de hoje, a população de Itahum poderá realizar suas ligações e utilizar a internet, por meio do celular, que não é moda ou luxo, mas sim uma necessidade. A telefonia móvel proporciona mobilidade de informações de dados, transações financeiras por meio de máquinas de cartão de crédito, fomentando o comércio local”, explica o parlamentar.
Geraldo afirmou que aguarda informações da empresa sobre o planejamento de expansão para atender outras localidades no Estado.
“Estamos trabalhando para garantir que esse serviço que hoje é essencial para a população rural chegue a outros distritos e comunidades que ainda não dispõem de rede de celular. Assim como o Distrito de Itahum e dos assentamentos Itamarati I e II, solicitamos a implantação de torres de celular nos distritos de Ipezal, em Fátima do Sul, Culturama, em Angélica e no município de Paraíso das Águas”, comenta o deputado.
Vivo
Entendendo a necessidade de atender a população destas comunidades e a viabilidade econômica da região, A Vivo instalou antenas de telefonia e iniciou os testes no segundo semestre deste ano. A empresa alerta, que mesmo já sendo possível realizar ligações, os testes irão continuar ocorrendo, de modo que os serviços poderão ser suspensos temporariamente para correção de problemas, sem aviso prévio.
O diretor da Vivo explica que já há estudos para outras comunidades também serem atendidas pela empresa, porém não revelou quais e quando serão implantadas novas torres de celular em Mato Grosso do Sul.
“Em 2010, apresentei para Vivo a demanda da população do Distrito de Itahum, em Dourados e dos assentamentos Itamarati I e II em Ponta Porã, que necessitavam de redes te telefonia móvel na região e soube que as duas comunidades já estavam no planejamento do plano de expansão da empresa. De lá pra cá sempre cobrei o empenho da empresa para agilizar a implantação destes serviços, que inicialmente estão sendo atendidos a partir deste mês de setembro”, lembra Geraldo.
Luta
Desde 2008, o deputado Geraldo Resende cobra o cumprimento do plano de expansão das empresas telefônicas, que até o momento não foi completamente implantado. Em 2009, 2010 e 2011, Geraldo tratou diretamente com os ex-ministros das Comunicações, Hélio Costa, José Artur Filardi e com o atual gestor da pasta, Paulo Bernardo sobre a instalação das antenas para celulares em diversos distritos do Estado.