Delta Biocombustíveis inaugura usina em Rio Brilhante dia 10
Industriais fazem investimentos de R$ 25 milhões atendendo convite do deputado federal Geraldo Resende que também lutou pelos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado; 63 empregos diretos estão sendo gerados na nova usina
O Grupo Delta Energia inaugura no próximo dia 10 de dezembro, às 11 horas, a Delta Biocombustíveis. O complexo industrial foi construído em Rio Brilhante, à margem da BR-163, no quilômetro 328, saída para Campo Grande. Esta é a maior fábrica de biodiesel já implantada em Mato Grosso do Sul, conforme informações da Seprotur - Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e do Turismo de MS.
A usina, instalada numa área de 70.000 m2, tendo área edificada de 12.000 m2 está recebendo investimentos de R$ 25 milhões. De acordo com o empresário e Diretor Operacional, Ricardo Alonso, a capacidade de processamento da indústria é de 1.200 litros/dia de óleo vegetal e de 1.650 litros/dia de biodiesel. “Nossa meta de expansão prevê uma capacidade de produção de 600.000 litros/dia”, informa Ricardo.
Ele destaca que a usina já está funcionando com 63 funcionários, sendo todos os operadores contratados em Rio Brilhante, apenas técnicos de cada setor vieram de fora, para ministrar os cursos e estão treinando os empregados da nova indústria. “No próximo ano já serão 100 funcionários diretos, podendo chegar a 600 indiretos nas áreas de produção e logística”.
Após falar da geração da mão de obra, o industrial anunciou que a usina já iniciou, nesta semana, a fabricação de biodiesel. “Esta produção, mesmo sendo em regime experimental, já é uma realidade e tudo está dentro da expectativa do projeto, mas, a ativação oficial de todo o parque industrial será no próximo dia 10”, observou o industrial.
Ao falar da Delta Biocombustíveis em Rio Brilhante , Ricardo Alonso afirma que a iniciativa promove o crescimento econômico não só de Rio Brilhante, mas de todo o Mato Grosso do Sul, com geração de empregos direitos, indiretos e, principalmente, inicia uma nova fase na história do Estado “porque o empreendimento vai gerar biocombustível, que é economicamente viável e, principalmente, ecologicamente correto, e politicamente correto”.
Conquista de Geraldo
Em suas considerações, o industrial fez questão de destacar a decisiva participação do deputado federal, Geraldo Resende (PMDB), para que a Delta Biocombustíveis fosse instalada em Rio Brilhante. “Recebemos, em São Paulo, a visita do deputado Geraldo Resende, que fez o convite para que viéssemos fazer o investimento em Mato Grosso do Sul, e sugeriu que a usina fosse instalada em Rio Brilhante”.
“Fizemos estudos da viabilidade econômica e, simultaneamente, com novas gestões do deputado Geraldo e, desta vez, com a participação do deputado Zé Teixeira e do prefeito de Rio Brilhante, mantivemos audiência com o Governo do Estado que, além dos incentivos fiscais, determinou a celeridade no processo da licença ambiental, de modo que tudo conspirou favorável. Agora, estamos apenas acertamos detalhes, instalando os últimos equipamentos e testando o maquinário, concretizando um investimento que foi todo interveniado pelo deputado Geraldo”, apontou Ricardo Alonso.
Contudo, Alonso acrescenta que foram vários os motivos para escolha de Rio Brilhante receber os investimentos da Delta, que também atua no trading de energia elétrica, trading de etanol, e empresas de tancagem. “Aqui estamos perto de tudo, temos a matéria prima, boas estradas e principalmente, perto dos centros consumidores". Outro diretor da empresa, Marcos Moraes, que é gestor de programa da Delta, disse que a princípio serão utilizados apenas soja, mas a expectativa é que outros grãos sejam transformados, e a indústria também pode conceber biocombustível com sebo suíno e gordura animal.
“Deste modo, a Delta quer fazer uma inclusão social em Rio Brilhante e na região. Nossa intenção é trabalhar também com a agricultura familiar e assentamentos, que poderão formar associações para coletar resíduos como o óleo comestível e fornecer o produto para o processamento. Para isso, a indústria está aberta a receber propostas de agricultores, associações que atuam dentro do âmbito da agricultura familiar, também fechando contratos antecipados. “Vamos ser parceiros de Rio Brilhante, e de quem quer produzir, porque o âmbito de atuação da agroindústria atingirá todo o Estado”, salientou Marcos Moraes.