Começam obras da Praça da Juventude em Dourados

26/09/2012 17h01

Começou, na semana passada, a instalação do canteiro de obras da Praça da Juventude, também conhecida como PEC (Praça do Esporte e da Cultura), localizada na Rua Filomeno João Pires, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Parque das Nações I. Além da limpeza do terreno e da instalação de energia elétrica, já foi construído o barracão do almoxarifado e a área foi cercada com tapume. Nos próximos dias começa a construção da quadra de esportes.

A obra é executada pela Prefeitura de Dourados com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) viabilizados pelo deputado federal Geraldo Resende. Em outubro de 2010, junto com o Conselho Municipal da Juventude, o deputado alertou o município para o prazo de cadastramento do projeto que se encerrava naquele mês.

Após essa providência, coube ao município a definição da área para a construção, tarefa que foi delegada ao então secretário municipal de Obras Antonio Nogueira, o que resultou na publicação, em 2 de dezembro de 2010, da Portaria N.º 484 do Ministério do Planejamento, garantindo a destinação dos recursos para a obra.

Com a destinação da verba, a atual administração trabalhou na elaboração dos projetos para construção da praça. “Trata-se de mais um projeto que trabalhamos no ano passado para garantir os recursos”, afirmou o secretário municipal de Planejamento Gerson Schaustz.

Dourados foi contemplado com o Modelo II, que prevê a construção de uma praça de três mil metros quadrados, constando de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Cras, num terreno de 5.670 metros quadrados. A praça vai beneficiar uma população de aproximadamente 18 mil habitantes.

O projeto do Ministério da Cultura contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O investimento previsto para este modelo é de R$ 1,9 milhão.

Proposta

A construção da Praça da Juventude em Dourados atende proposta de criação de novos espaços para a juventude douradense, que disponibilize atividades sócio-culturais, práticas esportivas e de lazer e, sobretudo, para a realização de cursos visando à qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

A construção das praças do Parque Ambiental do Córrego Rego D’Água, e do Parque Alvorada (ativada em fevereiro de 2011), está inserida nessa proposta, da mesma forma que as 10 academias de saúde que a prefeitura vai construir nos próximos meses, também viabilizadas em parceria com o deputado Geraldo Resende.

“Entendo que a prática de atividades esportivas, de lazer, culturais e de confraternização entre os jovens e a família são essenciais para a promoção da saúde. Para tanto, é preciso viabilizar, cada vez mais, espaços onde as pessoas tenham a oportunidade de exercer práticas saudáveis, como alternativa à violência que impera nas médias e grandes cidades”, justifica o parlamentar.


Área onde começou a ser construída a Praça do Esporte e da Cultura, no Parque I (A. Frota)

Anterior
Anterior

Geraldo participa de comício em Chapadão do Sul

Próximo
Próximo

Sai 2ª parcela para obras na Vila Cachoeirinha