Começa a construção da Escola Dom Aquino, em Amambai
20/10/2012 09h02
O Governo do Estado iniciou há 15 dias a construção da sede da Escola Dom Aquino em Amambaí. A unidade vai contar com escola terá 13 salas de aula, laboratórios, biblioteca e quadra coberta. Ao todo, estão sendo investidos R$ 3.329.295,25. Os recursos foram garantidos através de articulações do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com a empresa responsável pelas obras, a construção está em fase de terraplanagem. A previsão é de entrega é de 20 meses, segundo o cronograma de obras. O prédio está sendo construído na Rua Marechal Floriano, nº34, em área localizada aos fundos do Hospital regional.
Atualmente a escola Dom Aquino funciona em área improvisada na sede de Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Antes disso, a unidade estava em um prédio da Prefeitura que não dispunha de espaço suficiente para atender a demanda do número de alunos. Além disso, segundo a secretária da Escola, Delza Robaldo da Rosa, a antiga estrutura colocava em risco a segurança dos alunos tendo em vista que o portão de entrada e saída estava localizada em avenida movimentada pelo trafego de veículos.
Segundo ela, com histórico de estruturas precárias, hoje a Dom Aquino é a única escola a não dispor de uma sala de tecnologia. “Houve ocasião de nós sermos obrigados a dispensar a chegada de computadores, por não ter espaço para armazená-los”, destaca.
A secretaria conta ainda que os alunos não dispõe de espaço para biblioteca, laboratórios, sala da direção e que a quadra para as aulas de Educação física é improvisada. “Também não podemos promover atividades culturais noturnas por não haver espaço disponível”, lamenta, observando que a escola está abrigada na sede da UEMS desde 1995.
REFERÊNCIA
Apesar das dificuldades, a escola Dom Aquino é referência na aprendizagem. Prova disso é que desde de 2005 a escola é primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para Delza o sucesso está diretamente ligado ao comprometimento e força de vontade dos alunos em estudar, além dos pais, professores e direção da escola que não medem esforços para proporcionar uma aprendizagem de qualidade.
“A construção da sede própria da Dom Aquino é a realização de um sonho antigo de toda a comunidade escolar. Proporcionar um local adequado para que os alunos possam estudar de forma adequada é mais um incentivo aos estudos. Estamos muito felizes”, destaca.
OUTRAS OBRAS
Além da Escola Dom Aquino, outras cinco novas escolas estão sendo construídas em Mato Grosso do Sul. De acordo com Geraldo Resende no total estão sendo investidos R$ 20.099,901,49 previstos para a execução d e todos os projetos. Além de Amambaí serão contempladas as cidades de Dourados, com uma escola no Jockei Clube; Ponta Porã, com uma escola no assentamento Fazenda Itamaraty; Três Lagoas, Bataguassu e Nioaque, no Assentamento Uirapuru.
Para o deputado, que intercedeu pelos municípios cobrando a aprovação dos projetos e a liberação dos recursos, a construção de novas escolas em MS é motivo de comemoração.
“A educação foi o principal instrumento para que eu pudesse chegar aonde cheguei, por isso, esse setor é uma das prioridades do meu mandato. Tenho muito orgulho de poder trabalhar para que as futuras gerações possam consigam um futuro melhor para suas famílias por meio dos estudos”, destaca.