Geraldo discute políticas antidrogas na Europa

Deputado vai em missão oficial à Europa conhecer estratégias adotadas por Portugal, Holanda e Itália

Integrante da comissão externa criada para analisar a política antidrogas e o tratamento de usuários de drogas em países da Europa, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) viajou sábado (15) para Portugal, Holanda e Itália. Ele os outros seis deputados vão conhecer ações governamentais adotadas pelos três países no combate e na prevenção às drogas.

O objetivo da comissão é propor mudanças na legislação e em políticas públicas para tornar mais eficazes os mecanismos de prevenção e aperfeiçoar o sistema de atendimento aos usuários, principalmente do crack. O relatório final será enviado ao presidente da Câmara, Michel Temer, e ao presidente Lula.

O coordenador da Comissão, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), informou que, após as visitas ao países europeus, a comissão visitará vários estados brasileiros para fazer um levantamento de ações e programas de prevenção e atendimento bem-sucedidos. "No próximo mês de junho, nós vamos conhecer projetos e programas desenvolvidos no Brasil, em algumas capitais. Vamos começar por Fortaleza, depois vamos a Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre”.

A terceira etapa dos trabalhos da comissão, segundo ele, está prevista para a primeira semana de julho, quando será realizado na Câmara um seminário internacional para discutir o tema com especialistas brasileiros e estrangeiros.

Vieira da Cunha afirmou que o atual sistema de atendimento na rede pública é insuficiente, e deve piorar nos próximos anos com o aumento do número de usuários. O parlamentar argumenta que o tratamento dado hoje ao usuário de drogas é paliativo ou incompleto e as pessoas acabam voltando ao vício.

A comissão externa, criada em abril, tem como relator o deputado Germano Bonow (DEM-RS). Além Geraldo Resende e do presidente Vieira da Cunha, também integram a comitiva os deputados Alceni Guerra (DEM-PR), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Osmar Terra (PMDB-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Sueli Vidigal (PDT -ES).


Geraldo trabalha para aprimorar legislação brasileira no combate às drogas. (Assessoria)

Anterior
Anterior

Iniciam obras do entreposto de pescado em Dourados

Próximo
Próximo

Jornal Geral - Angélica e Ivinhema - 2009