Geraldo e Moka garantem duplicação da BR-163
Deputado apresenta emenda de bancada em conjunto com o senador Waldemir Moka, viabilizando R$ 72,2 milhões para o início do projeto
O deputado federal Geraldo Resende e o senador Waldemir Moka (ambos do PMDB) apresentaram emenda de bancada no valor de 72,2 milhões, para o projeto de duplicação da Rodovia BR-163, no trecho entre Dourados e Mundo Novo, com prioridade para o percurso Dourados-Caarapó. Esses recursos, destinados para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2012, também vão possibilitar a adequação das vias marginais da BR-163, no trecho que corta o perímetro urbano de Dourados (da Embrapa Agropecuária Oeste até o Parque de Exposições).
Os recursos viabilizados por meio de uma emenda de bancada complementam as articulações que vêm sendo feitas pelo deputado douradense desde 2009, por meio de reuniões com prefeitos, vereadores e outras lideranças de toda a região, além de ofícios e audiências no Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) em Mato Grosso do Sul.
Segundo Geraldo Resende, a duplicação é urgente, haja vista o grande fluxo de veículos que se utilizam dessa via e que atravessam Mato Grosso do Sul, oriundos tanto do norte quanto do sul do país. O deputado, que garantiu o alargamento da BR-163 entre Nova Alvorada do Sul e o Distrito de Vila Vargas, afirma que a situação da rodovia, no trecho entre Dourados e Mundo Novo, é bastante complicada.
“As mortes são constantes nessa via. O trecho Dourados-Caarapó está intransitável de manhã e à noite. Não tem acostamento. De Naviraí até Mundo Novo, apesar das intervenções, há trechos com sete metros que impossibilitam ultrapassagem, e colocam em risco a vida dos passageiros. Esta rodovia é uma das mais perigosas do país. A instalação de usinas de álcool na região também é uma das causas do aumento do número de automóveis, fato que traz ainda mais insegurança”, destacou.
Para Geraldo Resende, a BR-163 precisa atender as necessidades de todos aqueles que a utilizam. “Grande parte da produção dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul é escoada pela mesma e a duplicação vai beneficiar os moradores de Dourados, Caarapó, Juti, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, e Guaíra, no Paraná, facilitando, inclusive, o acesso ao Porto de Paranaguá”, salienta Geraldo.
Vias Marginais
Se por um lado a duplicação da BR-163 no trecho entre a Embrapa e o Parque de Exposições, no perímetro urbano de Dourados, trouxe mais agilidade no trânsito bem como mais segurança aos moradores da região, por outro prejudicou o acesso a áreas marginais da rodovia, que hoje precisam andar vários quilômetros para poderem adentrar nos bairros próximos ou mesmo para fazer um retorno.
Para resolver o problema serão necessárias adequações que não constavam do projeto original. Esse é o objetivo da emenda viabilizada por Geraldo e Moka. “Os moradores dos bairros situados no entorno da BR-163 já nos relataram as dificuldades de acesso com a duplicação da rodovia. Acredito que as intervenções que estamos viabilizando vai facilitar o trânsito e beneficiar a todos”, afirma Geraldo Resende.
No bairro Parque das Nações II os moradores aguardam com entusiasmo o início das obras. De acordo com o eletricista Eleandro Camurça da Silva, a rua em que mora (a José Bonília da Cruz), enfrenta grandes problemas de estrutura. Segundo ele, quando chove o local fica alagado e o lamaçal impede o trânsito. Em tempo seco a poeira é o principal agravante. “O fluxo de carros é intenso porque a rua é a única que dá acesso à rodovia, numa distância menor do que o percurso até os trevos mais próximos. O problema se torna ainda mais grave quando existe bloqueio para manutenção de algumas avenidas próximas. Quando isto acontece a rua vira um caos total”, lamenta.