Bancada se reúne com ministro para cobrar retirada de guard rails da BR 163

13/07/2017 16h12

Parlamentares de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, nesta quinta-feira (13). A reunião foi marcada pelo senado Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada federal, para tratar da retirada de guard rails dos acessos da BR 163, no perímetro urbano de Dourados. Os obstáculos foram colocados a partir do ano passado pela concessionária CCR MS Via e causou a revolta de moradores, empresários e trabalhadores.

Ficou marcada uma reunião de trabalho, na Prefeitura de Dourados para a próxima terça-feira (18), com técnicos do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que sejam retirados os guard rails que dão acesso a empresas e bairros, respeitando critérios de segurança.Há uma semana, o senador Waldemir Moka e o deputado Geraldo Resende estiveram com o diretor Geral da ANTT, Jorge Luiz Bastos, cobrando um posicionamento da Agência em relação a implantação de guard rails na localidade. O diretor ficou de apresentar uma solução na audiência com o ministro.

Há uma semana, o senador Waldemir Moka e o deputado Geraldo Resende estiveram com o diretor Geral da ANTT, Jorge Luiz Bastos, cobrando um posicionamento da Agência em relação a implantação de guard rails na localidade. O diretor ficou de apresentar uma solução na audiência com o ministro.

"Nos últimos sete anos, a população cresceu muito na região e vários empreendimentos imobiliários foram e estão sendo implantados. Hoje, são bairros grande e populosos, com postos de saúde e escolas, fazendo com que o movimento de moradores seja muito grande e esses obstáculos estão isolando essas regiões. Os moradores se mobilizaram, se manifestaram e estamos aqui para cobrar uma solução", afirmou o deputado Geraldo Resende (PSDB).

A rodovia corta região que compreende os bairros Jardim Colibri, Parque das Nações I e II, das Mangueiras, Limoeiro, Jardim Oliveira dentre outros. Muitas empresas construíram sedes e armazéns ao longo da rodovia em consequência de uma lei municipal que impede a circulação de caminhões dentro da cidade.
Geraldo também cobrou a construção das vias laterais da rodovia na região, que compreende o perímetro urbano de Dourados. Quando da assinatura do contrato, a CCR MSVIA apresentou um projeto que contemplava a construção de 7,6 quilômetros de vias marginais entre os quilômetros 252,4 a 253,4 (ambas as pistas); 262,2 e 263,7 (apenas na pista norte); 263 e 264,5 (na pista sul) e 272 e 273,5 (ambas as pistas). Também foram previstas as construções de oito interconexões como na frente da Embrapa, no entroncamento da Avenida Marcelino Pires, na Vila São Pedro e no Distrito de Vila Vargas, além de duas passarelas.

A senadora Simone Tebet (PMDB) também cobrou a mesma ação de retirada dos guard rails das margens da BR 163 no perímetro urbano de Nova Alvorada do Sul. Estiveram na reunião, além do senador Waldemir Moka, da senadora Simone Tebet (PMDB) e o deputado Geraldo Resende, o senador Pedro Chaves (PSC), a deputada Tereza Cristina (PSB), o secretário Municipal de Planejamento Zé Elias, além dos vereadores Bebeto (PR), Olavo Sul (PEN) e Júnior Rodrigues (PR).


Geraldo e demais autoridades em audiência no Ministério dos Transportes.

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