Audiência pública sobre ferrovia mobilizou comunidade de todo MS

07/05/2013 18h43

A audiência pública participativa sobre a Ferrovia EF 267 (ramal da Ferrovia Norte-Sul), que sairá de Estrela d’Oeste (SP) e chegará a Dourados (MS) mobilizou a população e autoridades de diversos municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente daqueles que serão impactados pela futura linha férrea.

As dependências da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) ficaram completamente lotadas por centenas de pessoas, que foram ouvir as explanações dos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), instituições que promoveram a audiência pública, em parceria com o deputado federal Geraldo Resende (PMDB). A Prefeitura de Dourados, a Câmara de Vereadores e a própria ACED apoiaram a realização.

O deputado federal Geraldo Resende avaliou que o evento foi extremamente positivo, pois mobilizou toda a sociedade sul-mato-grossense, demonstrando o grande interesse pela implantação desse ramal ferroviário. “Como vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias estamos participando dessas discussões há vários anos e agora estamos prestes a colher os frutos dessa luta”, afirmou.

Na audiência pública, diversos prefeitos, vereadores, empresários e lideranças das cidades que serão impactadas ou mesmo de regiões vizinhas ao traçado proposto usaram da palavra e apresentaram questionamentos e sugestões sobre o projeto. Os representantes da ANTT explicaram que todas as intervenções serão analisadas e levadas em consideração pela Agência.

“Todas as sugestões serão estudadas e depois serão divulgadas as conclusões, afirmou o superintendente de Infraestrutura Ferroviária da ANTT, Jean Mafra, ladeado pelo diretor geral do órgão, Jorge Bastos. Além dos dois, fizeram parte da mesa dos trabalhos o deputado Geraldo Resende, o prefeito Murilo Zauith, o deputado estadual Zé Teixeira e o secretário estadual de Obras e Transportes Edson Girotto.

Traçados

A ANTT e a EPL estudaram três traçados diferentes e identificaram a viabilidade econômica, a atratividade e o respeito ambiental do projeto a ser apresentado no dia 6. “O traçado está pronto. Mas a população teve a oportunidade de opinar. Agora o estudo inicial pode sofrer alterações, desde que elas sejam viáveis economicamente e sob o ponto de vista ambiental”, salienta Geraldo Resende.

A obra de implantação está prevista para iniciar em 2014. Ainda este ano, o trecho será licitado para concessão de construção e administração pela iniciativa privada. Segundo o cronograma do Governo Federal, até 2019, vagões e máquinas já estarão transitando na EF 267.

Além de Dourados, as cidades sul-mato-grossenses de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis, deverão ser contempladas com o traçado do ramal ferroviário que fará o percurso entre Estrela D’Oeste (SP), onde se bifurcará com a futura linha da Norte-Sul, passando por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná.

Geraldo Resende explica que o traçado desta ferrovia será de aproximadamente 659 quilômetros, atravessando 19 municípios, dos quais doze no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. Os trilhos a serem implantados serão de bitola larga, ou seja, de 1,60 metro. Esta tipologia possibilita o trânsito livre aos portos do Sudeste e do Sul, bem como a ligação com estados do Norte e Nordeste do País.

Ferroeste

Além da EF 267, está em estudos a implantação de um outro ramal ferroviário, também passando por Dourados, o qual vai compor a Ferroeste, saindo de Maracaju e chegando a Cascavel, no Paraná. Nos próximos meses, o deputado Geraldo Resende irá, novamente em parceria com a ANTT e a EPL, promover outra audiência pública para a discussão deste traçado.


Mesa diretora dos trabalhos da audiência pública que aconteceu na Associação Comercial
Público, formado por lideranças políticas e empresariais de toda a região prestigiou a audiência pública

Anterior
Anterior

Obras no aeroporto começam nos próximos dias, diz Geraldo Resende

Próximo
Próximo

Casa do Estudante é inaugurada em Dourados